O melhor pedaço da Maçã.

O iMessage e seu impacto no ecossistema iOS

iOS 5 em iGadgets - iMessage

Conforme vocês acompanharam na keynote desta segunda-feira, uma das grandes novidades do iOS 5 será o iMessage — um novo “aplicativo” integrado ao próprio Mensagens (Messages), velho conhecido nosso, que possibilitará troca gratuita de mensagens entre usuários não só de iPhones, mas também de iPads e iPods touch. É “um FaceTime sem ‘Face'”, como alguns têm brincado por aí. 😉

Publicidade

O sistema, é claro, não suporta apenas texto, mas também imagens, vídeos, contatos e geolocalização — e você ainda pode configurar recibos opcionais de entrega e leitura de suas mensagens, bem como ver quando alguém está digitando e até iniciar uma conferência em grupo. Bom demais, né?

iOS 5 em iGadgets - iMessage

Bom para nós, mas não para operadoras. E, segundo John Gruber (do Daring Fireball) ouviu por aí, o iMessage caiu como uma bomba para executivos de telecoms do mundo todo, ontem, tanto quanto para nós. Evidentemente, nenhuma delas vai se virar contra a Apple e cancelar contratos de parceria com o iPhone só por causa disso, mas é inegável que os lucros com a troca de SMSs convencionais serão reduzidos drasticamente — enquanto usuários consomem também mais dados 3G na troca desses conteúdos, hehe.

Publicidade

Outra coisa que muitos levantaram foi a possibilidade de o iMessage ser um “WhatsApp-killer”: ele é, em partes. Se você só troca mensagens com usuários de iGadgets, então realmente não fará mais sentido ter um app desses instalado no seu aparelho. Mas o legal do WhatsApp é que ele também está disponível para BlackBerry, funcionando como um BBM no iOS. Neste caso, o sistema da Apple não funciona para comunicação entre diferentes plataformas — apenas via SMS.

Não sei, não, mas prevejo que uma das maiores prejudicadas nesta história, mais uma vez, será a Research In Motion (RIM). Já perdi a conta de quantos jovens/adolescentes vi usando BlackBerries só por causa do BBM… taí a resposta da Maçã, e em grande estilo. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iBookstore também pode ser acessada pela iTunes Store, agora

Próx. Post

Com um atraso significativo, Apple libera iTunes 10.3 para download

Posts Relacionados