O melhor pedaço da Maçã.

Mais novidades no iOS 5: Safari, digitação, seção “Uso”, AirPrint e rotas alternativas no Mapas [atualizado]

Safari no iOS 5 beta

E vamos que vamos em novas descobertas no iOS 5! 😉

Publicidade

O leitor Guilherme Fernandes de Carvalho está utilizando o novo sistema operacional móvel da Apple e nos enviou algumas observações muito legais de novidades que ainda não tínhamos comentado por aqui.

Links em segundo plano e “Navegação Privada” no Safari

Duas ótimas novidades no novo Mobile Safari serão a possibilidade de você abrir links em segundo plano — quando você toca numa URL em outro app, eis o comportamento que ele deverá surtir quando levar o usuário ao browser: abrir uma nova janela, como hoje, ou colocá-lo por trás do que você estava visitando.

Safari no iOS 5 betaSafari no iOS 5 beta

A segunda novidade é o modo “Navegação Privada”, também conhecido como “pr0n mode”. 😉 Ele já existe na versão desktop do Safari há muito tempo e certamente será uma adição bem-vinda em iGadgets.

Publicidade

Por fim, observem o nome em português do novo recurso “Reading List”: será mesmo “Lista de Leitura”.

Melhorias na digitação

Este não dá para demonstrarmos em imagens, mas o Guilherme diz que a Apple fez melhorias significativas no teclado virtual do iOS, o qual estaria agora bem mais preciso e com correção de palavras significantemente aprimorada.

“Consigo digitar bem mais rápido usando os dedões, agora”, diz ele.

Seção “Uso” bastante detalhada

A Apple deu um tapa geral na área de “Uso” (Usage) do iOS 5, detalhando agora o quanto cada aplicativo consome em termos de memória. Tocando em qualquer um deles, você ainda pode ver mais informações específicas sobre o app.

Publicidade
Seção Uso - iOS 5 betaSeção Uso - iOS 5 betaSeção Uso - iOS 5 beta

Logo abaixo disso também já aparecem dados sobre o armazenamento no iCloud, que oferecerá 5GB gratuitos para usuários. Tudo indica que, quem quiser, poderá comprar mais armazenamento na nuvem por um custo mensal ou anual.

Agradecemos também ao leitor Flávio Chagas, por ter nos enviado esta mesma dica.

AirPrint expandido

Como o iOS 5 está se tornando “PC Free”, faz sentido também que o AirPrint seja levado a todas as áreas possíveis no sistema. É o que confirma o leitor Halan Vieira, nestas screenshots:

Publicidade
Imprimir no iOS 5 betaImprimir no iOS 5 beta

Como dá para ver, a Apple adicionou um botão “Imprimir” nos aplicativos Mapas (Maps) e Notas (Notes), que antes não tinham essa possibilidade.

Rotas alternativas no Mapas

Mais um excelente recurso do iOS 5, este destacado pelo iClarified: até o iOS 4, ao traçar uma rota no aplicativo Mapas tudo o que o usuário obtinha era uma única opção — embora fosse a melhor/mais eficiente.

A partir do iOS 5, sempre que possível a pessoa terá a opção de selecionar entre duas, três ou mais rotas diferentes para um mesmo destino:

Rotas no Maps do iOS 5 betaRotas no Maps do iOS 5 beta

Tocando em qualquer uma delas o sistema indica detalhes como distância, tempo estimado de chegada e qual o meio utilizado, e é bem prático definir qual a sua preferida para então partir em sua jornada.

Muito bacana, Apple! 😉

Atualização (às 17h17)

O Halan Vieira esclarece a dúvida de leitores com uma screenshot da “Navegação Privada” ativada no Mobile Safari:

Safari no iOS 5 beta

Como dá pra ver, a interface do browser se torna preta — e, sim, é preciso ir sempre aos Ajustes (Settings) se quiser habilitá-la ou desabilitá-la.

Também está lá uma nova área de gerenciamento de dados (cookies) de cada site acessado, veja:

Safari no iOS 5 betaSafari no iOS 5 beta

Interessante. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo-embate: iMessage vs. BlackBerry Messenger (BBM)

Próx. Post

MM na [Mac] App $tore: uniQ Pixel Artist, Photo to Text, djay e mais!

Posts Relacionados