O melhor pedaço da Maçã.

macOS Sonoma é apresentado com widgets no Desktop e novos screensavers

Após a era do macOS Ventura 13, a Apple anunciou a próxima geração do seu sistema operacional para Macs: o macOS Sonoma 14.

Publicidade

Com ele, os usuários podem adicionar os widgets diretamente na Mesa (Desktop), interagir com eles com apenas um clique e, por meio da mágica do recurso Continuidade (Continuity), sincronizar os widgets do iPhone com o Mac. Ademais, ao abrir uma janela sobre os widgets, os widgets se esmaecem para que você se concentre na tarefa que está executando.

Além disso, há novos protetores de tela (screensavers) com vídeos em câmera lenta de vários locais do mundo — muito semelhante aos protetores de tela aéreos do tvOS — que também podem ser exibidos na tela bloqueada do Mac, cuja interface foi modificada para abrir espaço para os novos protetores de tela, os quais transitam perfeitamente para a área de trabalho.

A nova geração do sistema também adicionará recursos poderosos e ferramentas de produtividade, incluindo recursos dinâmicos de videoconferência como o Presenter Overlay, o qual apresenta usuários em primeiro plano ao mostrar seu trabalho durante as videochamadas, exibindo-os à frente do conteúdo que estão compartilhando.

Além disso, as Reações (Reactions) permitem que os usuários compartilhem como se sentem adicionando balões, confetes, corações e muito mais ao vídeo, que também pode ser acionado com um gesto de mão. O seletor de compartilhamento de tela aprimorado simplifica o processo para exibir aplicativos durante chamadas de vídeo, de modo que os usuários podem simplesmente clicar no botão verde no canto superior esquerdo de um aplicativo e optar por compartilhá-lo.

Publicidade

Ainda com relação ao recurso de compartilhamento de tela, o macOS Sonoma tem um novo modo de alto desempenho que permite acesso remoto incrivelmente responsivo a fluxos de trabalho híbridos em estúdio e profissionais remotos, oferecendo áudio de baixa latência, altas taxas de quadros e suporte para até dois monitores virtuais. Esse modo permite que os profissionais acessem com segurança seus fluxos de trabalho de criação de conteúdo de qualquer lugar — seja editando no Final Cut Pro ou no DaVinci Resolve.

Além disso, grandes atualizações chegarão ao Safari com a nova versão do WebKit, incluindo a implementação de perfis — que mantêm a navegação separada entre vários tópicos ou projetos, além de cookies, histórico, extensões, grupos de guias e favoritos separados —, e web apps no Mac, que fornecem acesso mais rápido aos sites favoritos, assim como já é possível fazer no iPhone há um tempo.

Publicidade

O Safari também ganhou uma mudança significativa para a Navegação Privada, como proteções ainda mais avançadas de rastreamento e impressão digital para ajudar a impedir que os sites rastreiem ou identifiquem o usuário. As janelas de navegação privada também são bloqueadas quando os usuários não as estão usando, permitindo que eles mantenham as guias abertas mesmo quando se afastam do dispositivo.

No macOS Sonoma, um novo modo Jogo priorizará a jogabilidade em comparação a outros aplicativos em segundo plano, garantindo que os jogos tenham a mais alta prioridade na CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. e na GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico..

O modo Jogo também torna os games no Mac ainda mais envolventes — reduzindo drasticamente a latência de áudio com AirPods e reduzindo significativamente a latência de entrada com controladores de jogos populares, como os do Xbox e do PlayStation, dobrando a taxa de amostragem do Bluetooth. O recurso funciona com qualquer jogo, incluindo todos os jogos recentes e futuros para Mac.

Além disso, a Apple liberará uma nova ferramenta para ajudar desenvolvedores a migrar seus jogos de outras plataformas para o Mac, com ainda mais títulos chegando para Macs, incluindo os seguintes: DEATH STRANDING DIRECTOR’S CUT, Stray, Fort Solis, World of Warcraft: Dragonflight, HUMANKIND, Resident Evil Village: Winters’ Expansion, The Medium, ELEX II, Firmament , SnowRunner, Disney Dreamlight Valley, No Man’s Sky, Dragonheir: Silent Gods e Layers of Fear.

O macOS Sonoma também apresenta uma variedade de recursos de acessibilidade que tornam o Mac ainda mais personalizável para todos os usuários. Para aqueles com deficiência auditiva, os aparelhos auditivos MFi3Made for iPhone, iPad, iPod… podem se conectar ao Mac para chamadas e conteúdos, enquanto os usuários com limitações na fala podem usar o recurso Fala ao Vivo (Live Speech) para digitar e verbalizar seus pensamentos durante chamadas e conversas. Para usuários com deficiências físicas e motoras, sugestões fonéticas aparecem ao ditar e editar texto com o Controle por Voz no Mac. Para ajudar usuários com deficiências cognitivas, imagens animadas como GIFs podem ser pausadas automaticamente no Mensagens e no Safari.

Outras novidades do macOS Sonoma incluem:

  • PDFs simplificados: a funcionalidade PDF aprimorada permite o preenchimento rápido de formulários e recomendações inteligentes de destinatários.
  • PDFs integrados no Notas: o Notas agora exibe PDFs e digitalizações de documentos em largura total e, com Notas Vinculadas, os usuários podem integrar rapidamente outros conteúdos como receitas ou trabalhos de casa.
  • Siri: os usuários podem simplesmente dizer “Siri” para ativar a Siri, em vez de “E aí, Siri”, como esperado.
  • Senhas: os usuários agora podem criar um grupo para compartilhar um conjunto de senhas. Todos em um grupo podem adicionar e editar senhas para mantê-los atualizados e, como o compartilhamento é feito por meio das Senhas do iCloud, ele é criptografado de ponta a ponta.
  • Os códigos de verificação única recebidos no Mail agora serão preenchidos automaticamente no Safari, facilitando o login com segurança sem sair do navegador.
  • Mensagens: os usuários podem se conectar com as pessoas mais próximas a eles com uma experiência totalmente nova de adesivos, aprimoramentos de recursos como pesquisa, resposta, grupos e sincronização com mensagens no iCloud.
  • Lembretes: listas de compras inteligentes em Lembretes agilizam a experiência do app. Além disso, os usuários podem organizar listas em seções e organizá-las horizontalmente usando uma nova exibição de coluna.
  • Teclado: uma nova correção automática torna as correções mais precisas e fáceis de corrigir. As conclusões em linha ajudam os usuários a terminar frases rapidamente, enquanto o Ditado (Dictation) traz melhorias de precisão por meio do reconhecimento de fala.
  • Privacidade e segurança: a Segurança de Comunicação se expande para AirDrop, o seletor de fotos, chamadas recebidas e mensagens do FaceTime, ampliando ainda mais a proteção para crianças. Além disso, o Aviso de conteúdo confidencial evita a exposição inesperada a imagens e vídeos confidenciais no AirDrop e Mensagens e chamadas do FaceTime, ao mesmo tempo em que oferece ao usuário a opção de bloquear o contato ou buscar mais recursos para obter ajuda.

A versão beta do macOS Sonoma está disponível para desenvolvedores a partir de hoje, e a versão beta pública estará disponível por meio do Apple Beta Software Program no próximo mês. A versão final estará disponível como uma atualização de software gratuita em algum momento entre setembro e novembro.


Apoio: Autodesk

A Autodesk é líder global em software para designers, construtores, engenheiros, fabricantes, artistas 3D e equipes de produção. Suas soluções para a indústria e suas plataformas de serviços ajudam inovadores e criadores a resolver os problemas mais desafiadores da atualidade.

O Autodesk Flex é uma opção de pagamento conforme o uso que permite a compra antecipada de tokens para acessar qualquer produto disponível com o Flex por uma taxa diária. Os valores variam de acordo com o produto utilizado. O Flex é uma ótima opção para membros da equipe ou indivíduos que desejam experimentar um produto ou apenas precisam de acesso ocasional!

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.
  • 3
    Made for iPhone, iPad, iPod…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple apresenta iPadOS 17 com widgets interativos na tela bloqueada

Próx. Post

AirPods ganham Áudio Adaptativo e AirPlay agora está em hotéis

Posts Relacionados