Dica do dia: conheça as senhas de iPhone mais batidas e evite a todo custo usá-las

Senhas mais usadas no app Big Brother Camera

Esta é uma regra primordial de segurança: não use senhas óbvias, nunca, em nenhuma circunstância. Data de nascimento, número de telefone, número da casa, essas informações são muito fáceis de testar em qualquer serviço, portanto nunca devem ser usadas como códigos de acesso para nada. Só que tem mais uma coisa: é importante evitar senhas que todo mundo usa.

Daí vale a pena notar este trabalho de Daniel Amitay, desenvolvedor do Big Brother Camera Security (Free) [5,9MB; requer o iOS 4.0 ou superior], que colocou um pequeno código para colher anonimamente as senhas mais usadas no app. Pelo fato de a tela de destravamento do aplicativo ser muito semelhante à do iOS, Amitay acredita que é plausível inferir que estas seriam as senhas dos aparelhos.

O resultado da pesquisa com mais de 200.000 senhas é impressionante:

Senhas mais usadas no app Big Brother Camera

Apenas dez códigos de quatro dígitos (num universo de 10.000) corresponderam a 15% de todas as senhas em uso! Vale ainda notar que os anos de 1990 a 2000 estão todos entre as 50 mais usadas, e que de 1980 a 1989 estão entre as 100 mais usadas — ou seja, ninguém parece dar atenção à história de não usar a data de nascimento (ou de graduação).

Daí, cuidado: se sua senha for uma dessas, talvez seja a hora de mudá-la — ou então arcar com as consequências de ver seu iGadget sendo destravado por estranhos. Só por via das dúvidas, pode ser que valha a pena habilitar a opção de senha alfanumérica no seu aparelho e colocar algo como kkatiabu664538fanana para proteger suas informações.

[via Lifehacker]

Posts relacionados

Comentários