Briga na justiça termina com a Apple licenciando tecnologias da Nokia

Nokia contra Apple

Pelo jeito a coisa não terá que se arrastar tanto assim: a Nokia emitiu nesta manhã um comunicado para a imprensa anunciando que chegou a um acordo com a Apple e está encerrando toda a disputa judicial entre as duas empresas.

Nokia contra Apple

De acordo com a fabricante finlandesa, a Apple licenciará patentes envolvidas no processo, com um pagamento adiantado e encaminhamento periódico de royalties. Para uma empresa que não está lá em suas melhores fases [1, 2], esta é uma vitória e tanto.

“Estamos muito contentes em ter a Apple entrando para um grande número de empresas que licenciam [tecnologias da] Nokia”, afirmou Stephen Elop, CEO da companhia. “Este acordo demonstra o porfólio de patentes da Nokia líder na indústria e nos permite focar em mais oportunidades de licenciamento no mercado de comunicações móveis.”

Os termos e detalhes do acordo são confidenciais, mas já há rumores de que a Nokia receberá cerca de US$11,50 por iPhone vendido. Considerando um total de 18,5 milhões de iPhones comercializados neste ano, a Apple repassaria então pra lá de US$200 milhões a ela.

Tanto a Apple quanto a Nokia concordaram em interromper todas ações em andamento, inclusive as reclamações que foram abertas na International Trade Commission (ITC).

Posts relacionados

Comentários