Google anuncia uma série de ótimas novidades em buscas, tanto para desktops quanto para mobile

Logo do Google

O Google realizou nesta tarde, em San Francisco, um evento exclusivamente focado em novidades de busca.

Logo do Google

Saiba um pouco de tudo o que rolou, a seguir.

Instant Pages em buscas

O Google já está fazendo testes no Dev Channel do Chrome de um novo recurso que irá pré-carregar os primeiros resultados de suas buscas — os quais são sempre os mais prováveis de o usuário clicar.

Assim, a ideia é que a página se abra instantaneamente no clique:

Buscas por voz em desktops

Desde a 11ª versão estável do Chrome, usuários já podem usufruir de um recurso de entrada de textos por voz, o qual está sendo agora levado às buscas desktop do Google.

Curiosamente, isso já existe há muito tempo no Google Mobile App para iPads e iPhones/iPods touch — inclusive em português, o que ainda não estará disponível imediatamente no Google.com.

Ele também demorará alguns dias para se tornar visível para todos.

Buscas a partir de imagens

Se “uma imagem vale mais…” blá, blá, chichê, então já era hora de o Google oferecer buscas não só de imagens, mas também A PARTIR de imagens. E é isso o que os caras de Mountain View estão preparando, para breve:

Usuários poderão arrastar imagens da web, usar uma extensão para o Chrome/Firefox ou até enviar uma imagem do seu computador para realizar buscas no Google com base no conteúdo delas.

No futuro, o Google já promete também levar o recurso “Instant” às suas buscas por imagens.

Atalhos para buscas locais em mobile

Agora a homepage do Google for mobile mostrará ícones de rápido acesso para restaurantes, cafés, bares e outros — ou seja, basta um toque neles para que uma busca baseada na sua geolocalização seja carregada com resultados das proximidades.

A novidade está disponível em 40 idiomas, no mundo todo, para usuários de gadgets com o iOS 3.0 ou Android 2.2 (ou superiores).

Auto-completar aprimorado em buscas mobile

O Google há tempos oferece um recurso de auto-completar palavras-chave em buscas mobile, mas agora um novo botão com sinal de mais (+) à direita permitirá que o usuário vá adicionando grupos de palavras à sua busca, até que ela fique completa.

A ideia é “buscar mais, digitar menos”:

A disponibilidade deste recurso é a mesma do anterior, e parece que o Google também está trabalhando em adaptações de suas buscas para tablets. Muita coisa boa, hein? 😀

Posts relacionados

Comentários