“Locationgate” continua: senadores dos EUA querem criar lei para proteger a privacidade de usuários de gadgets

Ícone - Google Maps do iOS

Pensava que o “Locationgate” tinha acabado? A ópera só acaba depois que a gordinha canta! Neste caso, especificamente, o ato final parece ser a criação de uma lei para impedir que a localização de usuários de gadgets seja coletada sem uma autorização expressa.

Localização marcada no Maps do iOS

Os senadores Al Franken e Richard Blumenthal foram os autores do projeto de lei intitulado “Location Privacy Protection Act of 2011”, como conta o CNN.com, e seu objetivo é cobrir falhas na legislação federal e garantir transparência na coleta e no compartilhamento destas informações com terceiros.

Ficam no ar algumas perguntas: se essa lei for de fato aprovada, o que ela vai garantir? Mais confirmações antes de um app poder acessar os dados de localização de um gadget? Uma extensa política de privacidade (que ninguém lê) sendo exibida antes dessa autorização? Punição para quem descumprir essas políticas? Quem vai fiscalizar isso?

Enfim… entre publicar uma lei e ela surtir efeitos vai uma diferença enorme, mas pelo menos isso é um começo (do que, não sei, mas é um começo).

[via 9 to 5 Mac]

Posts relacionados

Comentários