Apple publica detalhes da transição do MobileMe para o iCloud; iWeb, Gallery e iDisk serão abandonados

Ícone do iCloud

Nós já detalhamos aqui no site muita coisa sobre a transição do MobileMe para o iCloud [1, 2, 3, 4, 5, 6], mas foi só agora há pouco que a Apple publicou um FAQ (Perguntas e Respostas Frequentes) completo sobre o assunto.

Logos - MobileMe e iCloud

A maioria dos serviços que conhecemos e usamos hoje no MobileMe existirá no iCloud, o que inclui Mail, contatos, calendário, favoritos, Find My iPhone e Back to My Mac — provavelmente em forma de web apps renovados e mais bacanas que os atuais.

Porém, três deles serão descontinuados:

Tabelinha de migração MobileMe para iCloud

Sim, a partir de 30 de junho de 2012, quando o MobileMe deixar definitivamente de existir, publicação de sites via iWeb, galeria de fotos e iDisk serão abandonados — assim como sincronização de widgets do Dashboard, keychains, itens do Dock e Preferências do Sistema.

Em compensação, é claro, há uma série de novidades que a Apple apresentou no iCloud que não existiam antes no MobileMe, como iTunes in the Cloud, Photo Stream, Documents in the Cloud, downloads automáticos e histórico de compras para apps e ebooks, backup e restauração, entre outros. E tudo isso agora é de graça (a menos que você precise de mais do que os 5GB oferecidos pela Apple; preços de upgrade serão revelados mais tarde). 😀

Para quem depende hoje do iWeb para publicar seus sites no MobileMe, a Apple já publicou um documento de suporte com instruções de como fazer a migração para outro serviço de hospedagem de sites. Similarmente, há um artigo explicando como salvar fotos e vídeos da MobileMe Gallery e outro detalhando como fazer o download de seus arquivos do iDisk para Macs ou PCs. Felizmente, há tempo de sobra para providenciar tudo isso.

[via TechCrunch]

Posts relacionados

Comentários