Repercussão negativa do Final Cut Pro X vira tema de chacota no programa de Conan O’Brien

Ícone do Final Cut Pro X

Ícone do Final Cut Pro XO Final Cut Pro X foi lançado pela Apple com muito burburinho, trazendo uma interface completamente renovada, código re-escrito do zero e muitos recursos bacanas, com um método de uso que promete ser bem mais inteligente que o anterior.

Mas o que aconteceu do QuickTime Pro 7 pro QuickTime X e do iMovie HD 6 para o iMovie ’08 se repetiu do Final Cut Pro 7 pro Final Cut Pro X: como a Apple praticamente recomeçou o software do zero, muitos dos seus antigos recursos tiveram que ser deixados de lado — seja por falta de tempo, por serem tecnologias antigas que já merecem ser abandonadas ou simplesmente porque a Apple achou que eles não eram importantes o suficiente.

Para quem usa o iMovie constantemente, o Final Cut Pro X é sensacional — é como se fosse um iMovie mais completo, com recursos e opções extras/mais avançadas. Mas para os trocentos editores de vídeo profissionais, ele está sendo um misto de encantamento com críticas ferozes que espera-se que a Apple solucione em futuros updates.

Veja como estão as classificações do produto na Mac App Store, neste momento:

Classificações do Final Cut Pro X

Sim, 418 das 903 classificações — isto é, quase metade do todo — deram nota 1/5 para o Final Cut Pro X (a mais baixa possível), mostrando o quanto ele desapontou certos usuários. Embora o número de classificações 5/5 (excelente) seja menor, o gráfico mostra o quanto as opiniões sobre o produto estão opostas na App Store.

Isso tudo gerou até uma brincadeira no programa de Conan O’Brien, veja:

Entre as principais faltas citadas pelos usuários estão falta de suporte para importação de antigos projetos do Final Cut Pro, saída de vídeo para fitas, sem suporte à exportação para EDL ou XML, ausência do recurso multicam e mais, sem falar em bugs chatos normais num software 1.0.

Fica a torcida para atualizações breves satisfazerem as necessidades de usuários veteranos da solução da Maçã. Ela com certeza está ciente, lendo e discutindo internamente cada um dos reviews negativos postados sobre ele. Prevejo uma 1.0.1 (ou 1.1) saindo em menos de duas semanas.

Posts relacionados

Comentários