O melhor pedaço da Maçã.

Apple poderá descontinuar suporte ao WebObjects no Mac OS X 10.6 Snow Leopard Server

WebObjectsO Snow Leopard Server oferece novidades interessantes para o setor corporativo, porém ele também pode marcar o final de alguns recursos presentes no sistema da Apple há bastante tempo. Um deles, o WebObjects, aparenta estar sendo totalmente descontinuado pela empresa para distribuição externa, sendo reservado exclusivamente aos seus serviços online.

Publicidade

O WebObjects (link para a Wikipédia) é um framework destinado a desenvolver e distribuir aplicações web através de uma base implementada em Java. Ele foi desenvolvido dentro da NeXT e custava aproximadamente US$50 mil por licença de distribuição, até ser adquirido pela Apple em 1996. Estando incluso no Mac OS X Server desde o seu período de desenvolvimento, a companhia passou a ofertá-lo por US$700 em 2001, até integrá-lo às suas ferramentas de desenvolvimento em 2005, quando já não era mais pago.

A princípio, o produto era bem sucedido na NeXT, mas ao ser relançado com um produto da Apple, o interesse corporativo nele começou a diminuir aos poucos. Na primeira metade desta década, ela o utilizou intensamente nos seus serviços online, especialmente na infraestrutura da iTunes Store. No entanto, o uso do framework nas suas demais ofertas online também vem caindo, estando hoje limitado aos servidores de autenticação e bancos de dados.

Publicidade

Apesar de bastante utilizado pela Apple, o WebObjects já foi mais integrado a tecnologias nativas do Mac OS X do que é hoje. Ele já foi baseado em Objective-C, então hoje seria algo fácil de compreender para qualquer desenvolvedor do sistema da Maçã — e quem sabe não estaria mais sintonizado com ele.

Desenvolvimento com WebObjects usando Xcode. Imagem: Wikipédia
Desenvolvimento com WebObjects usando Xcode — Imagem: Wikipédia

Todavia, ao ser portado para Java, em 2000, abriu-se a possibilidade de ele ser distribuído em qualquer servidor baseado no Mac OS X — quando era possível usar até Java dentro de aplicações em Cocoa —  ou não. Os cinco anos seguintes fariam o framework perder espaço no mercado, a ponto de fazer a Apple descontinuar o suporte a ele nas suas próprias ferramentas de desenvolvimento, em 2005. Junto dele, também foi excluído o suporte a Java dentro de aplicativos nativos.

Na atual versão do seu sistema corporativo, o WebObjects ainda faz parte dos seus CoreServices. Mas referências a ele, segundo rumores, não mais existem no Snow Leopard. Apesar de todas as suas bibliotecas ainda estarem inclusas em cada instalador do Xcode, ele requer um IDE adicional (Eclipse) e um plugin (WOLips) para ser usado no desenvolvimento.

[Via: AppleInsider.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo demonstra interface “Rachael”, um Google Android customizado pela Sony Ericsson

Próx. Post

Novo HQ sombrio do Gol Grupo será lançado junto de um aplicativo para iPhone/iPod touch

Posts Relacionados