O melhor pedaço da Maçã.

Investimentos da Apple com lobbying nos EUA continuam bem menores que os de outras empresas

Protesto contra lobbying em frente a Apple Retail Store

Num relatório sobre seus gastos com lobbying (grupos de pressão), a Apple revelou ter investido cerca de US$560.000 ao longo do último trimestre. Pode parecer um bocado de dinheiro, mas não é nada perto do que outras empresas de tecnologia investem para defender seus interesses perante o governo. O Google, por exemplo, gastou aproximadamente US$1,48 milhão no mesmo período, enquanto a Microsoft investiu US$1,72 milhão e a AT&T, atolada até o pescoço com a aquisição da T-Mobile, torrou nada menos que US$6,84 milhões.

Publicidade

Historicamente, a Apple sempre foi uma das empresas de tecnologia que menos investiu em lobbying nos Estados Unidos, uma tendência que tem se mantido [1, 2]. Apesar disso, as quantias destinadas a esse tipo de prática vêm crescendo, tanto que até uma firma especializada no assunto foi contratada para atuar em Washington.

Protesto contra lobbying em frente a Apple Retail Store

Isso nem sempre é bem visto, claro: na imagem acima, podemos ver um grupo protestando contra a atuação da Apple num grupo de pressão por um “feriado de impostos” que permitiria transferir cerca de US$1 trilhão de dólares para os EUA com uma tributação mais leve.

Outros assuntos que a Maçã aborda com lobbying são políticas de patentes, financiamento de tecnologia para educação, internet aberta, tecnologias verdes, acordos de livre comércio e privacidade com tecnologias de localização.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Refletindo sobre o mercado de séries de TV

Próx. Post

Agora, sim: Adobe oferece 50% de desconto para editores que quiserem migrar para o Premiere Pro [atualizado]

Posts Relacionados