Review: ABBYY FineReader, software de reconhecimento de caracteres (OCR) para Mac OS X [atualizado]

Ícone - ABBYY FineReader

Ícone - ABBYY FineReaderNão sei vocês, mas depois de softwares como o Prizmo eu não pretendo adquirir um scanner para casa — a menos que fosse um multifuncional, e ainda assim os acho trambolhudos demais para usos um tanto quanto esporádicos no meu dia-a-dia. É muito fácil tirar uma foto com o iPhone, dar uma rápida trabalhada no Photoshop e ter um resultado semelhante.

Independentemente do meio utilizado para obtenção dessas imagens (elas podem até já estar na web!), uma ferramenta muito útil é um bom OCR — Optical Character Recognition, isto é, softwares que fazem reconhecimento óptico de caracteres em imagens e as transformam em algo editável.

O Google oferece um serviço online gratuito para isso, mas hoje falaremos de uma solução mais completa e profissional — o FineReader Express para Mac, da ABBYY.

A interface inicial do aplicativo não poderia ser mais simples:

ABBYY FineReader Express para Mac

Ela está em inglês na tela acima (é como eu uso o meu Mac), mas está disponível também em português, alemão, francês, holandês, italiano, russo e espanhol. Esses são os idiomas da interface, visto que os disponíveis em seus dicionários de OCR são muitos: 171 no total, e ele ainda é capaz de diferenciar até 3 diferentes num mesmo documento.

ABBYY FineReader Express para Mac

Para fazer a sua conversão, basta selecionar o arquivo de origem, determinar os idiomas nele presentes e aí escolher se quer gerar um documento de texto para edição (RTF, TXT, XLS, HTML ou PDF), uma planilha eletrônica, um arquivo HTML para a web ou simplesmente um PDF “buscável” — isto é, cujo conteúdo possa ser enxergado pelo Spotlight do Mac OS X. O processo em si demora poucos segundos/minutos, a depender do tamanho e complexidade da imagem.

O FineReader já faz um bom trabalho ao separar os diversos elementos dentro de um documento, mas na tela seguinte você pode trabalhar e otimizar ainda mais a conversão:

ABBYY FineReader Express para Mac

Como você pode ver, é possível selecionar áreas de texto, de imagens e de tabelas, bem como rotacionar a imagem e alterar o formato de saída quando você quiser.

Eis o documento acima já aberto no Microsoft Word, com tudo editável:

ABBYY FineReader Express para Mac

As imagens de entrada podem estar em quaisquer destes formatos: TIFF, PNG, JPEG, JPEG 2000, PCX, DCX, GIF, BMP ou PDF. Quanto maior a resolução, melhor a identificação. Realizamos vários testes por aqui e em todos ele chegou bem próximo da perfeição, mas nem invente de tentar reconhecer textos escritos à mão, ok? 😉

O FineReader Express requer o Mac OS X 10.6.6 ou superior e custa US$100 na App Store [86,8MB]. Ele também pode ser comprado por R$200 ou baixado em versão de testes diretamente no site da ABBYY.

Promoção: concorra a 6 licenças do FineReader!

Esta promoção será exclusiva para quem nos acompanha pelo Twitter, no @MacMagazine, e segue também a ABBYY Brasil (@ABBYY_Brasil). Se você ainda não tem uma conta lá, clique aqui e registre-se gratuitamente — o processo é bem simples. Depois, comece a seguir (follow) ambos os perfis e continue lendo.

Caixa - ABBYY FineReader Express para Mac

Para participar, basta postar o tweet abaixo no seu perfil até as 16 horas (pelo horário de Brasília) desta sexta-feira, 8 de julho. Atenção: o tweet deve ficar exatamente desta forma (com a mesma URL!):

Eu quero concorrer a um promo code do FineReader Express para Mac da @ABBYY_Brasil, sorteado pelo @MacMagazine! http://migre.me/5aSSo

Logo após o horário limite, faremos o sorteio de 6 licenças do ABBYY FineReader Express para Mac entre os participantes.

Eis as regras da promoção:

  • Utilizamos o sistema Sorteie.me em nossas promoções pelo Twitter. Como ele apresenta o limite de um sorteio a cada 15 minutos, faremos a seleção de 10 nomes, para garantir que pelo menos 6 deles serão válidos.
  • Para ter a sua participação validada, siga à risca as instruções acima. Você precisa estar seguindo ambos os perfis e ter postado o tweet ou dado RT na mensagem (tanto de forma nativa quanto no método antigo) como apresentado acima, incluindo a URL do Migre.me.
  • Se você tiver dois ou mais perfis ativos no Twitter, participe da promoção com apenas um deles. Não é justo que uma pessoa tenha mais chances do que as outras.
  • Quem não tem conta no Twitter, não gosta da (ou tem pouco tempo para a) rede social ou coisa do tipo também pode participar. Basta se registrar lá e seguir as instruções conforme apresentamos aqui.
  • Não dê uma de espertinho, criando novos perfis no Twitter só para ter mais chances de participar da promoção. Você não só será desclassificado se fizer isso, como não poderá participar de futuros sorteios do MacMagazine.
  • Você pode postar quantos tweets quiser em sua conta, mas apenas um será contabilizado pelo sistema. Você não ampliará suas chances de ganhar fazendo isso.

Boa sorte a todos! 😉

Atualização

Sorteio realizado, promoção encerrada! Eis os ganhadores:

[blackbirdpie id=”89409849577840640″]

Posts relacionados

Comentários