O melhor pedaço da Maçã.

John Carmack acredita que poder dos smartphones vai superar o dos consoles em breve

Acho que podemos dizer que John Carmack entende uma coisa ou outra sobre a indústria de games, então a opinião dele sempre é relevante. O cofundador da id Software recentemente conversou com a IndustryGamers e falou um pouco sobre suas impressões acerca do mercado de jogos em smartphones e sua relação com os tradicionais consoles.

Publicidade

Carmack vê em serviços de streaming de jogos como o OnLive um trunfo para plataformas móveis, pela conveniência que oferecem. Não deverá demorar, porém, para esse tipo de solução se tornar dispensável, pelo fato de a capacidade do hardware desses gadgets se tornar mais que satisfatória para a maioria dos consumidores.

“É inquestionável que em muito pouco tempo veremos celulares mais poderosos que os consoles atuais”, disse o criador de clássicos como DOOM e Wolfenstein 3D. Ele nota ainda que o mercado de games móveis surgiu e cresceu muito rapidamente, dando tempo para a id Software completar apenas um game de alto nível, o Rage.

A evolução do hardware presente em celulares não significa, porém, que veremos os mesmos tipos de jogos do Xbox 360 em aparelhos como o iPhone. “É uma experiência diferente… é uma distração, em vez de uma destinação. E enquanto [smartphones] certamente são poderosos o bastante para receberem títulos de destinação, isso ainda não é o que se sai bem de verdade [nessas plataformas]. Mas isso é certamente uma preocupação. Será que vai faltar chão para o mercado AAA porque todo mundo só joga Angry Birds? Não parece ser o caso. Os números não mostram isso.”

Publicidade

Os consoles não deverão ir a lugar algum por enquanto, mas é bem possível que em breve seja possível simplesmente ligar seu aparelho móvel a uma TV enorme com som surround e assim desfrutar de uma experiência similar ao que você teria com um PlayStation 3, por exemplo. Em vez de ter um videogame “desktop” e um portátil, pode ser que daqui a poucos anos você só precise de um smartphone.

[via SlashGear]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

IDC: mercado de tablets tem retração sazonal, mas iPad ainda lidera com folga

Próx. Post

Prazo de envio de iPads cai para 3-5 dias (inclusive no Brasil), à medida que Apple estabiliza a sua produção

Posts Relacionados