Acho que podemos dizer que John Carmack entende uma coisa ou outra sobre a indústria de games, então a opinião dele sempre é relevante. O cofundador da id Software recentemente conversou com a IndustryGamers e falou um pouco sobre suas impressões acerca do mercado de jogos em smartphones e sua relação com os tradicionais consoles.
Carmack vê em serviços de streaming de jogos como o OnLive um trunfo para plataformas móveis, pela conveniência que oferecem. Não deverá demorar, porém, para esse tipo de solução se tornar dispensável, pelo fato de a capacidade do hardware desses gadgets se tornar mais que satisfatória para a maioria dos consumidores.
“É inquestionável que em muito pouco tempo veremos celulares mais poderosos que os consoles atuais”, disse o criador de clássicos como DOOM e Wolfenstein 3D. Ele nota ainda que o mercado de games móveis surgiu e cresceu muito rapidamente, dando tempo para a id Software completar apenas um game de alto nível, o Rage.
A evolução do hardware presente em celulares não significa, porém, que veremos os mesmos tipos de jogos do Xbox 360 em aparelhos como o iPhone. “É uma experiência diferente… é uma distração, em vez de uma destinação. E enquanto [smartphones] certamente são poderosos o bastante para receberem títulos de destinação, isso ainda não é o que se sai bem de verdade [nessas plataformas]. Mas isso é certamente uma preocupação. Será que vai faltar chão para o mercado AAA porque todo mundo só joga Angry Birds? Não parece ser o caso. Os números não mostram isso.”
Os consoles não deverão ir a lugar algum por enquanto, mas é bem possível que em breve seja possível simplesmente ligar seu aparelho móvel a uma TV enorme com som surround e assim desfrutar de uma experiência similar ao que você teria com um PlayStation 3, por exemplo. Em vez de ter um videogame “desktop” e um portátil, pode ser que daqui a poucos anos você só precise de um smartphone.
[via SlashGear]