O melhor pedaço da Maçã.

Persona: um conceito para fazer o email voltar a ser algo íntimo e pessoal

Persona

Ao checar seus emails, você já teve a sensação de que sua caixa de entrada virou algo muito parecido com uma feira? As mensagens das pessoas que você ama estão misturadas com newletters, alertas de redes sociais, spam, arquivos anexados se perdem como se fossem soterrados por uma pilha de papel… Não é à toa que tanta gente hoje dá preferência a se comunicar via Facebook ou Twitter: de uns tempos pra cá, o email perdeu completamente seu caráter pessoal, mesmo tendo se mantido privado.

Publicidade

Acredito ter sido daí que veio a inspiração para o Persona, um novo conceito de cliente de email sendo desenvolvido por Ali Seçkin Karayol, Marco Triverio e Harsha Vardhan, no Instituto de Design de Interação de Copenhagen.

A ideia é tirar o foco das mensagens e transferi-lo para o usuário, destacando de forma bastante simplificada aquilo que mais interessa: as pessoas, as conversas e os anexos. Essa perspectiva torna o email algo altamente pessoal, um local onde você pode encontrar de forma privada as pessoas de quem gosta sem se perder em meio a trivialidades.

Publicidade

Isso, claro, leva em conta um foco extremamente pessoal no uso do email. Quem costuma receber milhões de notificações, recibos eletrônicos e mensagens de contato profissional não se beneficiaria com tal mudança. Contudo, imagino que isso possa ser uma forma interessante de manter contato com uma dúzia de pessoas mais chegadas sem depender dos caprichos de uma rede social, deixando outras finalidades a cargo de um cliente de email mais tradicional.

[via ignore the code]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Analista prevê aumento de US$100 bilhões no valor de mercado da Apple caso ela lance uma HDTV

Próx. Post

Loopy oferece nova forma de criação musical em iPhones/iPods touch

Posts Relacionados