O melhor pedaço da Maçã.

Variação de frequências gerará incompatibilidades entre redes 4G (LTE)

iPad e iPhone 4G-LTE

Daqui a alguns anos, se Deus quiser, estaremos todos navegando em redes 4G (LTE, ou Long-Term Evolution) com nossos iPhones 8 e iPads 6 e felizes da vida com velocidades finalmente razoáveis. Mas quem acha que a tecnologia também acabará com a incompatibilidade entre redes de telefonia celular está redondamente enganado.

Publicidade

iPad e iPhone 4G-LTE

É verdade que a migração para o novo padrão acabará com a discrepância entre tecnologias GSM e CDMA, mas há outro aspecto nessa história que poderá gerar uma certa dor de cabeça para usuários: uso de diferentes frequências.

De acordo com a PCMag.com, as redes LTE de Verizon Wireless e AT&T, nos Estados Unidos, muito provavelmente serão incompatíveis por causa disso. Isso porque a rede 4G da Verizon trabalhará em 746-787MHz, enquanto a da AT&T ficará dentro do espectro atual, de 704-746MHz.

Publicidade

Resta saber se essa “incompatibilidade” é fácil de ser resolvida pelas fabricantes de celulares/smartphones. Se já estamos caminhando para aparelhos híbridos GSM/CDMA, imagino que não seja tão complicado um modelo LTE cobrir uma grande gama de frequências. Assim espero, pelo menos. 🙂

Tudo indica que o próximo iPhone ainda não será LTE. A expectativa é que a Apple incorpore a tecnologia na versão 2012 do seu smartphone.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

TSMC já teria começado a fabricar protótipos do chip A6 para a Apple

Próx. Post

Mobile Mix de junho: iPhone é novamente o dispositivo mais popular na rede da Millennial Media

Posts Relacionados