O melhor pedaço da Maçã.

Google anuncia planos para acabar com apps do Chrome no Mac, no Windows e no Linux

O Google anunciou hoje num post publicado no blog oficial do Chromium que está dando início ao seu plano de acabar com os apps do Chrome no Mac, no Windows e no Linux. Apenas o Chrome OS continuará com os aplicativos “no futuro previsível”, segundo a empresa.

Publicidade

Com a decisão, afirma o Google, novos apps estarão disponíveis apenas para a plataforma do Chrome OS a partir do fim deste ano, embora os aplicativos existentes ainda possam ser atualizados; em algum ponto do segundo semestre de 2017, a Chrome Web Store não mais disponibilizará apps para Mac, Windows e Linux. No início de 2018, o prego final do caixão será batido e o Chrome nestas plataformas não suportará mais os aplicativos.

App Launcher

Não afetados com a mudança são as extensões e os temas, que são grande parte do apelo do Google Chrome — ao contrário, com o fim dos apps as outras duas categorias ganharão muito mais destaque na Web Store, segundo o Google.

Publicidade

A gigante de Mountain View justifica que menos de 1% dos usuários do Chrome no Mac, no Windows e no Linux utilizam atualmente os aplicativos, e a mudança será benéfica para simplificar o uso e a interface do navegador — seguindo a filosofia que os levou a limar o App Launcher do browser recentemente.

Além disso, o Google afirma que, com os avanços da internet aberta, a razão de existir dos aplicativos para Chrome torna-se injustificada. Se antes era impossível replicar certas experiências e recursos dentro de uma janela de navegador, como operação offline, notificações e conexão a dispositivos, agora tudo isso é uma realidade para desenvolvedores; por isso, a empresa incentiva-os a mover estas funcionalidades para a web em vez de limitá-las aos moribundos aplicativos.

Em relação a desenvolvedores que não conseguirem mover todas as funcionalidades dos seus apps para a internet, o Google pede que eles ajudem a priorizar a criação de novas APIs que “preencham os buracos deixados pelos apps do Chrome”.

[via Engadget]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Prizmo, Flight Unlimited Las Vegas, Office Story e mais!

Próx. Post

Tópicos do MM Fórum: AirPort Extreme sem acesso, bateria acabando antes de 1%, iPhone 6s sem sinal e mais!

Posts Relacionados