O que ainda pode melhorar na Mac App Store?

Ícone do Lion - Mac App Store

Ícone do Lion - Mac App StoreConfesso: quando a Apple lançou a Mac App Store, eu não levei fé. Em iGadgets a coisa faz muito sentido, afinal é a “única” forma de conseguir apps. Mas para Mac a coisa é um pouco diferente.

Minha ideia era simples e muita gente pensava da mesma forma. Estamos totalmente acostumados a ir ao site da empresa/desenvolvedora para baixar os não tão famosos arquivos DMGs ou até mesmo ZIPs e instalar colocar os apps na pasta /Applications/. Sinceramente, achei que essa “troca” para a Mac App Store era boa para a Apple (30% do valor do app pra ela, curadoria, etc.) mas bem razoável para desenvolvedores (-30% pra eles, guidelines limitadas e por aí vai). Consequentemente, eles não migrariam para a Mac App Store e a loja não faria sucesso — afinal uma loja sem apps não pode fazer sucesso.

Mac OS X Lion - App Store

Ledo engano… Os desenvolvedores compraram a ideia e hoje a Mac App Store vai muito bem, obrigado — não possui tantos títulos quanto a iOS App Store, mas em compensação tem uma melhor distribuição de receita.

Mas isso não quer dizer que a loja não possa melhorar. Apesar de ser ótima para os consumidores (concentração de apps em um único lugar, não ter que se preocupar com números seriais, poder refazer o download na hora que quiser, instalar em mais de um computador, etc.), ela pode se aprimorar em muitos aspectos. Inclusive já sabemos que, no OS X Lion — o qual será liberado amanhã —, a Mac App Store possui algumas boas novidades, como compras dentro do app (In App Purchases), atualizações delta e notificações push para alertar que uma nova versão do app que você comprou está disponível. Mas com certeza temos espaço para outras melhorias.

Vejamos algumas destacadas pelo TUAW, com a adição de pitacos meus:

Proprietários de apps antigos da Apple (versão DVD, antes da Mac App Store)

Muitas pessoas possuem iLife ’11, iWork ’09 [cadê o iWork ’11, Apple?] e/ou Aperture em versão DVD. Normal, pois essa era a forma que a Apple distribuía seus apps antes da Mac App Store. Mas por que a Maçã não dá aos compradores desses apps a chance de “trocar” suas versões pelas da Mac App Store? Isso facilitaria muito a vida dos usuários na hora de uma reinstalação, além de acabar com a confusão na hora de atualizar o software (vou pela Atualização de Software [Software Update] ou pela Mac App Store?).

Antes, a loja conseguia enxergar que o aplicativo em questão já estava instalado no seu computador e exibia a inscrição “Instalado”, em vez de mostrar o preço do app. Hoje isso não acontece mais (It’s not a bug, it’s a feature!), permitindo até mesmo (acredito eu, não vou pagar US$15 para testar) um redownload de um aplicativo que você já possui — convenhamos, nada Apple-like. Trata-se de uma coisa simples, temporária, já que no futuro todos os aplicativos da Apple serão distribuídos somente pela loja, mas que ajudaria bastante.

Visualizando os apps comprados

Como você sabe, na Mac App Store existe um botão que mostra todos os aplicativos que você comprou (na ordem em que você comprou), possibilitando o redownload caso seja necessário. Para quem tem poucos aplicativos, ok; mas e para quem tem vários? Não seria mais inteligente deixar o usuário escolher como quer ver essa lista? Poderiamos ter algumas opções como ordem alfabética, peso (MB), preço, apps atualizados, etc. O campo de busca (nesse botão, assim como acontece na Apple Online Store) poderia procurar os apps somente nessa página. Com certeza facilitaria muito achar um aplicativo perdido no meio de muitos.

Protetores de tela, widgets e mais!

Hoje você só encontra aplicativos na Mac App Store. Isso quer dizer que não é possível encontrar add-ons para as Preferências de Sistema (um bom exemplo é o Flip4Mac), protetores de tela e widgets. Dá até pra entender por que a Apple não incluiu extensões para o System Preferences na loja, já que alguns desses requerem níveis de acesso que “poderiam colocar o seu Mac em risco”, mas por que não incluir protetores de tela e widgets? Por que não fazer categorias específicas para eles, na Mac App Store? Com certeza seria um ótimo jeito de descobrir novos screensavers e mini-apps bacanas para o Dashboard. Digo mais: quem sabe, na onda no 99 centavos, isso não poderia ser um bom negócio para desenvolvedores? #fikdik

Navegação por abas

A navegação pela loja não chega a ser ruim. Mas quando você quer comparar o Wunderlist com o Tasks e com o Things, a coisa complica. Não seria bom poder ter abas, para colocar todas as informações lado a lado e alternar entre elas rapidamente?

Conhecendo os apps através de vídeos

Quando você quer ver se aquele app tem um visual bacana, se ele é mesmo digno de ser instalado no seu Mac, na maioria das vezes você consegue suprir isso apenas vendo a(s) imagem(ns) na página do aplicativo. Mas e se você quiser ver o funcionamento do app, a coisa acontecendo de verdade? Não seria muito melhor ver um vídeo (nem que fosse bem curto)? E para jogos, não seria muito melhor ver um pequeno trailer do game rodando e comprovar que é aquilo mesmo que você estava buscando?

Muitos desenvolvedores usam vídeos para demonstrar seus apps. Quer exemplos? Veja aí: Sparrow (que hoje foi atualizado para a versão 1.3.1), Things, Twitterrific, Flare, etc. A Apple poderia até limitar o tamanho do vídeo, mas que seria muito legal você ver o app funcionando antes de comprar, seria.

· · ·

E você, alguma sugestão para melhorar a Mac App Store? Comente abaixo! 😉

Posts relacionados

Comentários