Quem precisa de Lion? Hexxeh consegue enfiar Chromium OS à força num MacBook Air

MacBook Air rodando o Chromium OS

Você é fã do sistema operacional desktop experimental do Google, mas não abre mão do design industrial da Apple? Não tema, pois o hacker Hexxeh já conseguiu colocar o Chromium OS num MacBook Air! Caso você não lembre, ele é o mesmo cara que fez essa instalação num iPad, no ano passado.

O processo para transformar seu MacBook num ChromeBook, devo dizer, não é nada simples e, se você estiver com esperanças de ter o melhor de dois mundos com dual boot, saiba logo que é possível, mas não é recomendável e Hexxeh definitivamente não aprova. Se você estiver disposto a largar de vez o OS X, porém, os passos envolvem salvar uma imagem de instalação num pendrive, espetá-lo no Mac com o pendrive de instalação do OS X ao mesmo tempo, reiniciar a máquina, executar um comando e… BOOM!

MacBook Air rodando o Chromium OS

Tudo funciona, menos Bluetooth — o Chromium OS ainda não suporta. De resto, desde o Wi-Fi até a aceleração gráfica com placas NVIDIA funciona perfeitamente e é capaz até de a autonomia da bateria ser um pouquinho maior. A inicialização é relativamente lenta, mas nada insuportável — “lento”, pra um Air, é 22 segundos (ah, se meu white fosse lento assim!).

Hexxeh só pôde testar o processo com um MacBook Air de 11 polegadas, mas ele presume que seja possível fazer o mesmo com um de 13. Talvez (talvez) seja exequível instalar essa mesma imagem em outros Macs, mas o suporte “oficial” do hacker será destinado só mesmo ao MacbookAir3,1 e ao MacbookAir3,2.

A imagem de instalação necessária, um passo-a-passo detalhado e vários alertas sobre os perigos deste tipo de operação para seus dados podem ser vistos no blog de Hexxeh. Mas só uma dica: se um Air for seu único Mac e você quiser começar a baixar o Lion amanhã, melhor não fazer isto hoje à noite, pois pode demorar pra voltar ao normal. 😛

[via Ars Technica]

Posts relacionados

Comentários