A China agora conta com suas próprias Apple Retail Stores falsificadas! [atualizado]

Apple Retail Store falsa

Produtos? Pffft! Clonar produtos é coisa de amadores. Agora os mestres da falsificação clonam redes de varejo! Foi isso o que o Bird Abroad encontrou na China: uma cópia quase fiel de Apple Retail Store na cidade de Kunming.

Apple Retail Store falsa

Dos pôsteres nas paredes (mal pintadas), às mesas de madeira com visual clean, tudo procura imitar uma das lojas da Maçã, mas alguns sinais indicam que há alguma coisa errada. Seriam os cartazes velhos do iPod, com as silhuetas? Seria a placa na entrada com a inscrição “Apple Store”, que nunca aparece numa loja verdadeira? Seria a escada tosca de concreto? Ou seria a placa na entrada com a inscrição “Apple Stoer“?

Apple Retail Store falsa

E não pense que apenas os consumidores são enganados por essas lojas: até os funcionários (que usam camisetas azuis com a maçã estampada e portam crachás de identificação sem nomes) acreditam piamente trabalhar para a Apple [vide atualização]. Fica a cargo da imaginação o tipo de lorota que esses empregados ouvem quando são contratados — se é que são contratados ou se vivem em condição de subemprego.

Apple Retail Store falsa

Para piorar, bastou uma caminhada pela vizinhança para encontrar mais dois estabelecimentos similares — se abrirem mais 357 até setembro, se igualam à rede oficial.

Isso o que eu chamo de superação: em vez de ficar igual aos outros (coff!), falsificando produtos, estes caras resolveram falsificar logo a loja inteira! Só que uma pergunta permanece no ar: serão os produtos à venda nessa Letail Stole verdadeiros? 😛

[via ifoAppleStore]

Atualização

Segundo o Wall Street Journal, um dos funcionários afirmou que “Não faz muita diferença para nós se somos autorizados ou não. Só me importo com o fato de que vendo produtos Apple autênticos todo dia e nossos clientes não voltam para reclamar da qualidade dos produtos.” A ilusão, portanto, não parece ser tão forte quanto o Bird Abroad fez parecer.

[via The Next Web]

Posts relacionados

Comentários