OS X Lion já tem modo de alta definição para futuros Macs com telas Retina — ou HiDPI

Retina Display

Em abril, descobrimos com exclusividade a existência de ícones com 1024×1024 pixels em uma versão beta do OS X Lion — exatamente o dobro do tamanho máximo nos padrões atuais. Isso é um sinal inegável de que a chegada de telas Retina, com o quádruplo da quantidade de pixels que vemos hoje, é só uma questão de “quando”, e não de “se”.

Mais uma coisa vem depor nesse sentido: a presença de um modo HiDPI em configurações de displays no OS X Lion, ativado através do aplicativo Quartz Debug, direcionado a desenvolvedores.

Janela de configuração de displays HiDPI

Tal modo faz com Macs exatamente o mesmo que ocorre em iPhones e iPods touch com telas Retina: todos os elementos da interface dobram de tamanho em pixels — elementos vetoriais, como texto e certos botões da interface, ficam belíssimos, enquanto bitmaps assumem um aspecto tosco.

Contudo, como ainda não existem telas Retina para Macs, o resultado acaba sendo o que você vê abaixo:

Desktop do OS X Lion em modo 720x450 HiDPI - Ars Technica

Tal imagem, presente no review épico de John Siracusa para o Ars Technica, mostra um desktop de 1500×900 pixels renderizado nesse modo HiDPI como tendo apenas 720×450 pixels. Mas por que tudo fica tão grande, quase como num dos menores netbooks do mundo?

É simples: esse modo é direcionado, na verdade, para telas Retina, cujos pixels sejam muito, muito menores que os atuais. Fazendo as contas, um Cinema Display poderia ter uma resolução de 5120×3200 pixels, mas exibir a interface nas mesmas dimensões de hoje — só que com uma qualidade assustadoramente superior.

Só que é bom ter em mente que isso ainda deverá levar um bom tempo para chegar aos Macs: primeiro deveremos ver esse tipo de display sendo usado em iPads e, só então, poderemos contar com computadores dotados de telas inacreditavelmente densas e GPUs de outro mundo para dar conta de tantos pixels.

Filmes em 1080p (ou 1440p, XHD!) num MacBook Air de 11 polegadas, alguém? 😉

[via MacRumors]

Posts relacionados

Comentários