Usuário compra OS X Lion na Mac App Store e acaba pagando o preço de dois Macs novos

OS X Lion cobrado 121 vezes

Nunca foi tão fácil comprar uma nova versão do OS X: você vai à Mac App Store, faz a compra com um clique e paga apenas… US$3.878,40?! Isso mesmo, o preço de dois Macs novinhos em folha (ou um, aqui no Brasil). Pelo menos foi isso o que aconteceu com John Christman, que teve a compra de US$31,79 (impostos incluídos) debitada nada menos que 122 vezes de seu crédito no PayPal, conforme conta o MacRumors.

OS X Lion cobrado 121 vezes

Por ora, o serviço de atendimento ao consumidor da Apple culpa o PayPal, enquanto o PayPal culpa a Apple e Christman está no meio dos dois, quebrado e com as contas em tempo de vencer. O máximo que ele conseguiu até agora foi saber que a empresa de Cupertino só fez uma cobrança e que a financeira marcou as outras dezenas como “ressarcimento” — contudo, dinheiro nenhum foi devolvido até agora.

O que poderia ter sido a causa para esse pesadelo financeiro? A culpa pode estar no iCloud. Segundo Christman, ele fez uma instalação limpa do OS X Lion e baixou o iTunes 10.5 beta do canal de desenvolvedores da Maçã. “Beta”, certo? Pois bem, uma vez com o aplicativo instalado, ele usou a função de download de apps já comprados, baixando 116 deles — alguns, porém, apresentaram erros e tiveram que ser baixados mais de uma vez. Soa como uma causa provável? Certamente: provavelmente por causa de algum bug resultante dessa combinação de fatores, é possível que o preço do Lion tenha sido debitado em todos esses downloads.

Isso é um tremendo pesadelo, e torço para que Christman saia dele o quanto antes, e de preferência com um belo pedido de desculpas das duas empresas. Não é porque um aplicativo ou serviço é beta que ele pode sair zerando a conta bancária alheia.

Posts relacionados

Comentários