O melhor pedaço da Maçã.

Em post no seu blog oficial, Google acusa Apple e Microsoft de concorrência hostil

Charge - Steve Jobs (Apple) contra Eric Schmidt (Google)

Representado por David Drummond, vice-presidente sênior executivo-chefe de assuntos jurídicos, o Google publicou agora há pouco um post em seu blog oficial resumindo tudo o que vem ocorrendo contra o Android. Sim, porque o Google é a grande vítima de toda essa história (heh).

Publicidade

Charge - Steve Jobs (Apple) contra Eric Schmidt (Google)

No texto o Google acusa a Apple, a Microsoft e até a Oracle (e outros) de se unirem em uma “campanha organizada e hostil” contra o Android, usando de suas patentes para tentar destruir ou ao menos dificultar a disseminação do sistema operacional móvel no mercado.

Em tom de “coitadinho” — pobre Google, ativando somente 550 mil(!) dispositivos com Android diariamente, numa rede de 39 fabricantes e 231 operadoras —, a gigante de buscas afirma que suas concorrentes estariam usando de disputas judiciais envolvendo patentes para impedir a inovação, em vez de disseminá-la/estimulá-la.

Publicidade

Entre as “táticas” citadas estão a criação do consórcio que investiu US$4,5 bilhões na aquisição do portfólio de patentes da Nortel — que o Google brigou bastante para levar, não sei por quê. 😉 A história parece que irá se repetir com a InterDigital, que também tem o nome do Google no meio.

Sejamos sensatos: esse sistema atual de patentes necessita de uma grande reviravolta urgentemente, porque é claro que ele está sendo prejudicial para muitos — basta olhar para o polêmico caso da Lodsys contra desenvolvedores de iOS e Android. Mas o Google faz uso dele tão intensamente quanto suas concorrentes, que por acaso se uniram em determinadas ocasiões visando a interesses próprios — entre eles, frear um pouco o oligopólio que o Google está criando em tantos segmentos.

O Google afirma ainda, em sua carta aberta, estar trabalhando em métodos para controlar práticas anticompetitivas, colaborando inclusive com o governo. Será que alguma das companhias supracitadas responderá?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Limitações tecnológicas podem impedir o lançamento de um iPad Retina por um bom tempo

Próx. Post

Apple libera novos drivers de impressoras e scanners para Snow Leopard e Lion [atualizado]

Posts Relacionados