OS X Lion Server não traz MySQL nativamente, substituindo-o por PostgreSQL

Ícone - Mac OS X 10.7 Lion Server

Vários usuários da versão Server do sistema operacional desktop da Maçã foram pegos de surpresa ao fazer a atualização pro OS X Lion e descobrir que ele não mais trazer nem MySQL, nem uma série de outras ferramentas que eram suportadas no Snow Leopard, tanto que isso deu origem a uma discussão nas Comunidades de Suporte da Apple. No lugar do MySQL, agora há PostgreSQL.

OS X Lion Server

Caso seja estritamente necessário, é possível reinstalar arquivos MySQL do Snow Leopard e usuários que fizerem o upgrade deverão ter suas bases de dados e binários preservados, podendo ainda atualizar a linguagem para sua última versão, que é mais avançada. Quem quiser migrar para PostgreSQL, porém, vai se beneficiar com segurança e suporte aprimorados.

O motivo para a Apple ter abandonado o MySQL, todavia, permanece um mistério. As teorias que circulam vão desde algo relacionado à recente aquisição feita pela Oracle, que não definiu ainda qual o futuro do software, até problemas que poderiam surgir por conta da GNU Public License (GPL) que o envolve (o PostgreSQL usa uma licença BSD, muito mais permissiva).

Outras ausências no Lion Server são suporte nativo a TomCat, Axis, Mobile Access e até mesmo ao QuickTime Streaming Server. Diante disso, fica complicado saber se a Apple está deixando os usuários mais livres para desenvolver essas ferramentas como preferirem, ou se ela estaria aos poucos abandonando de vez o mercado de servidores.

[via MacNN]

Posts relacionados

Comentários