Glmps: uma forma de compartilhar fotografias e os momentos que as antecedem

Ícone do Glmps

Glmps no iPhoneUma foto é algo congelado no tempo: ela não tem passado nem futuro, apenas o presente imortalizado. Contudo, a Glmps (de “glimpse”, ou “vislumbre”) pretende mudar isso com um app que registra, além de uma imagem estática, um vídeo com os momentos que a antecederam.

A técnica é engenhosa, tanto que a Apple já emprega algo parecido: assim que você aciona o app, ele começa a gravar vídeo, salvando definitivamente apenas os segundos que antecedem o momento em que você tira a foto. O resultado é algo como uma pequena viagem no tempo, cinco segundos no passado.

As imagens capturadas pelo Glmps são de baixa qualidade, mas isso garante que compartilhá-las (via Facebook, Twitter, Foursquare, Tumblr, SMS, email ou inserindo um código embed em seu blog) fica bem mais fácil, tanto para quem envia quanto para quem recebe.

O Glmps não custa nada na App Store [4,7MB; requer o iOS 4.2 ou superior] e pode crescer um bocado (o Instagram começou pequeno e hoje está onde está), mas seria uma boa pedida bolar uma forma de não depender do Flash Player — afinal de contas, se eu receber um link do Glmps num iPad, a última coisa que quero ver é uma página dizendo “Instale este app para ver a foto!” 😛

[via AllThingsD]

Posts relacionados

Comentários