Camada Core Image do iOS 5 já conta com uma série de novos efeitos/filtros especiais para imagens

Foto de arco-íris editada com o Camera+

Você já sabe que o iPhone é hoje a câmera mais popular no Flickr. Já sabe que, além de uma câmera de 8MP, o novo iPhone poderá trazer também fotos panorâmicas. Também já sabe que aplicativos como Camera+, Instagram e muitos outros fazem um tremendo sucesso — mesmo sendo vendidos “apenas” na App Store.

Foto de arco-íris editada com o Camera+

Uso de efeitos do app Camera+.

O que você não deve saber (ou lembrar) é que na WWDC 2011 a Apple disse que levaria o Core Image para o iOS 5. E o que o TechCrunch reparou é que, desde o beta 1 do iOS 5, muitos efeitos (esses filtros que apps como Camera+ usam) já foram adicionados. Confira a lista: CIAdditionCompositing, CIAffineTransform, CICheckerboardGenerator, CIColorBlendMode, CIColorBurnBlendMode, CIColorControls, CIColorCube, CIColorDodgeBlendMode, CIColorInvert,CIColorMatrix, CIColorMonochrome, CIConstantColorGenerator, CICrop, CIDarkenBlendMode, CIDifferenceBlendMode, CIExclusionBlendMode, CIExposureAdjust, CIFalseColor, CIGammaAdjust,CIGaussianGradient, CIHardLightBlendMode, CIHighlightShadowAdjust, CIHueAdjust, CIHueBlendMode, CILightenBlendMode, CILinearGradient, CILuminosityBlendMode,CIMaximumCompositing, CIMinimumCompositing, CIMultiplyBlendMode, CIMultiplyCompositing, CIOverlayBlendMode, CIRadialGradient, CISaturationBlendMode, CIScreenBlendMode,CISepiaTone, CISoftLightBlendMode, CISourceAtopCompositing, CISourceInCompositing, CISourceOutCompositing, CISourceOverCompositing, CIStraightenFilter, CIStripesGenerator,CITemperatureAndTint, CIToneCurve, CIVibrance, CIVignette, e CIWhitePointAdjust.

O CI do código acima quer dizer Core Image, e a parte posterior nada mais é do que o nome do efeito. O que isso quer dizer? Que a Apple tornará o uso desses filtros uma coisa muito mais fácil para desenvolvedores. Antes, eles tinham que manipular as fotos via Core Graphics ou usar soluções próprias para funcionalidades mais poderosas. Agora, com o Core Image, tudo fica mais fácil. Isso beneficiará tanto novos desenvolvedores que queiram criar apps desse tipo quanto desenvolvedores que já possuem esses apps, pois permitirá uma aceleração no processamento das imagens que será feito através do acesso ao OpenGL — para se ter uma ideia, o OpenGL é usado para renderizar gráficos de jogos!

Aguarde, pois mais e mais aplicativos como esses deverão aparecer na App Store — qualquer app de foto (sim, aquele mais simples que você conhece) poderá fazer uso desses recursos. Claro que um Camera+ da vida sempre se destacará, pois esses caras vão ao limite do app e consequentemente do iOS — o filtro Clarify do Camera+ é um bom exemplo disso, já que ele explora coisas totalmente inovadoras do sistema.

Bem, só nos resta esperar o iPhone 4S/5 e o iOS 5 para comprovar isso tudo. 🙂

Posts relacionados

Comentários