O melhor pedaço da Maçã.

Apple retira silenciosamente funcionalidade de backup em DVD do iTunes 10.4

Ícone iTunes 10

Na última WWDC a Apple apresentou o iCloud, plataforma na nuvem que irá substituir o MobileMe. Com ele, apresentou também o iTunes Match, serviço que analisa sua biblioteca musical e concede às suas faixas os mesmos benefícios das que foram compradas na loja da Apple (ou, caso não haja correspondentes, as envia para os servidores da Maçã).

Publicidade

Se por acaso o seu HDD for pro espaço, você poderá baixar novamente todas as suas músicas pelo serviço da Apple. Mas e se você tem uma coleção enorme de músicas desconhecidas (que não estão disponíveis para compra na iTunes Store) e não possui uma internet decente pra fazer o upload disso tudo? Você pode usar o recurso de backup do iTunes e gravar toda a sua biblioteca (incluindo metadados como playlists, número de vezes que a música foi tocada, etc.) em DVD, certo?

Backup iTunes

R.I.P.

Publicidade

Errado. A Apple removeu essa funcionalidade do iTunes 10.4. Em vez disso, agora ela recomenda fazer o backup manualmente para um disco externo ou usar o Time Machine.

Novas recomendações de backup no iTunes

Claro que eu pintei um cenário um pouco exagerado, mas será que custava deixar essa funcionalidade no app? Se bem conhecemos a Apple, custava. A empresa quer, porque quer matar o drive óptico, provas disso são a distribuição de músicas, filmes, séries de TV, audiobooks e podcasts via iTunes Store, de apps via App Store, a manutenção de backups via iCloud e iTunes Match, a existência de MacBooks Air e Macs mini sem drive óptico e, para completar, a morte vários softwares distribuídos em caixas. Ou seja, a empresa está sendo consistente nas suas ações.

Publicidade

Fica aqui a pergunta: você usava essa funcionalidade? Ela vai fazer falta? Como você faz o backup da sua biblioteca? Deixe suas respostas nos comentários! 😉

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Samsung mais uma vez aponta imagens editadas em provas apresentadas pela Apple

Próx. Post

Nem os responsáveis pelo webOS gostavam do TouchPad: o sistema móvel da HP rodaria muito melhor no iPad

Posts Relacionados