O melhor pedaço da Maçã.

Por que a Apple pisou na bola com o Salvar Automaticamente (Auto Save) e com o Versões (Versions) no OS X Lion

Ícone/logo do OS X Lion

Ícone/logo do OS X LionCom o OS X Lion, a Apple nos apresentou uma forma completamente inovadora de salvar/restaurar documentos. Na minha opinião o “Salvar Automaticamente” é uma coisa brilhante, e o “Versões” já me foi útil por duas ou mais vezes desde que instalei o novo sistema. Mas nem por isso quer dizer que esses recursos foram implementados da maneira correta.

Publicidade

É ótimo escrever um documento, modificar uma planilha ou alterar uma apresentação e não ter que se preocupar em salvar o arquivo. Melhor ainda quando acontece algum problema e o aplicativo fecha inesperadamente. Acredite, vidas podem ser salvas com o Auto Save e a Apple sabe disso.

Se você alguma vez já perdeu um documento e, com ele, horas de trabalho, é bem provável que o seu conselho agora seja “salve o maior número de vezes possível”. Mas não se preocupe, o OS X Lion chegou para mudar isso. Porque ele salva automaticamente o que você estiver fazendo, para que você não tenha que fazer isso.

Pena que, por enquanto, somente o iWork esteja compatível com esse recurso — a Microsoft já está trabalhando para levar os recursos ao Office 2011.

A funcionalidade Versions veio para completar o recurso Auto Save. O que ela faz? Registra o histórico dos documentos e permite que o usuário busque uma informação que ele modificou minutos, horas ou até mesmo dias atrás. Mais uma vez, a ideia é brilhante.

Publicidade

Minha breve crítica, embasada num artigo do TUAW, vai para a forma como a Apple implementou esses recursos.

Salvar Automaticamente

Menu Salvar AutomaticamenteCom o Salvar Automaticamente, a Maçã mudou a forma de interação com o documento. Mas será que precisava ter mexido na estrutura/aplicação do recurso, que já estava gravado no nosso subconsciente? Pra que trocar o Save pelo Save a Version e o Save As pelo Duplicate? Ela poderia muito bem ter deixado tudo como estava, mudando somente as engrenagens do Save (agora salvando tudo automaticamente, sem precisar do comando do usuário). Quer começar um arquivo novo baseado em outro? Clique em Save As. Trocar o nome para Duplicate só complica as coisas. Como já disse, a ideia é brilhante e poderia facilmente ser melhor se a Apple não quisesse “reinventar” o menu do documento, mas apenas melhorá-lo.

É claro que a gente consegue se adaptar e daqui a pouco estamos todos “acostumados” com esse novo formato apresentado pela Apple. Mas não vejo razão para ela forçar isso. Essa estrutura Save/Save As é conhecida mundialmente, além de ser multiplataforma. Ou seja, tanto faz se você está escrevendo um documento no Word, no PC do trabalho com Windows, ou um documento no Pages, em casa, no MacBook Pro rodando OS X. Mas pelo jeito, parece que a Apple não concorda comigo.

Versões

A mesma coisa posso dizer da funcionalidade Versões. Onde já se viu, um recurso tão importante quanto esse, ficar escondido na barra de título?

Menu Versões

Temos que ter a opções de bloquear o documento e evitar que o sistema salve mudanças indesejadas. Mais uma vez, o recurso só está disponível no menu na barra de título! Quem, em sã consciência, vai procurar um recurso ali, clicando no nome do documento? Sem contar que se você bloquear o documento, o menu se desloca, saindo da barra de título e indo para debaixo da palavra Locked. Até agora não consigo explicar ou entender por que a Apple fez isso. Não consigo imaginar um argumento para esse tipo de lambança na interface gráfica…

Menu Lock

Cadê a filosofia “it just works”, que a Apple tanto prega? Cadê a simplicidade? Pra que criar um menu tão complicado como esse, se é tão mais simples e mais óbvio colocar isso tudo no menu Arquivo (File), nem que fosse para *também* colocar lá? Apesar de adorar os novos recursos, a Apple pisou (muito!) na bola na implementação deles.

Nessas horas eu sempre tento imaginar uma pessoa que, diferentemente de mim, não passa tanto tempo na frente do computador (ou não lê o Apple.com de cabo a rabo). Será que ela entenderia facilmente essas mudanças propostas pela Apple? E você, concorda ou discorda?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como a Apple poderia revolucionar o mercado de videogames?

Próx. Post

Rumor: Apple poderá lançar Mac completamente novo até o final deste ano

Posts Relacionados