O melhor pedaço da Maçã.

Booktrack adiciona trilhas sonoras a livros e deixa sua imaginação com um trabalho a menos

Ícone do Booktrack

Uma das maiores vantagens dos livros sobre outras formas de entretenimento é que eles requerem uma participação ativa do leitor (e olha que não estou nem levando em conta os benefícios para a expansão do vocabulário e melhorias na expressão escrita). Ao ler um texto, é a imaginação quem cuida de dar vida às palavras, conferindo-lhes sons, imagens, cheiros, gostos e texturas.

Publicidade

Procurando liberar pelo menos 20% desse trabalho que o cérebro do leitor deve desempenhar por conta própria, o Booktrack adiciona trilhas sonoras a ebooks. O resultado é um livro como outro qualquer, mas com áudio sincronizado — enquanto você lê, ele toca músicas e efeitos sonoros… quase como numa rádio-novela em que o texto faz as vezes de locutor e elenco.

YouTube video

Ícone do BooktrackOk, a intenção é boa, mas este app parece preso entre dois papéis. Deixa eu explicar: ele não é uma atividade tão ativa e interna quanto um livro comum, mas também não é algo rico e interativo quanto um Alice ou um Flying Books da vida. Para piorar, você ainda tem que manter um ritmo constante de leitura, ou pode acabar se desencontrando do ritmo pré-programado e acabar obrigado a ler num passo completamente artificial apenas para poder acompanhar os sons.

Se você quiser experimentar o que o Booktrack tem a oferecer, é possível testá-lo gratuitamente com o livro The Adventures of Sherlock Holmes – The Adventure of the Speckled Band [universal; 43,6MB; requer o iOS 4.0 ou superior].

Agora, se ao menos houvesse como adicionar também imagens em movimento a livros

[via Wired]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Foxconn finalmente se pronuncia sobre instalação de fábrica de iProducts no Brasil

Próx. Post

Conheça a revista Inesquecível Casamento (disponível para iOS) e concorra a um iPig! ;-) [atualizado]

Posts Relacionados