Analistas já reagem à renúncia de Jobs ao posto de CEO da Apple [atualizado]

Steve Wozniak e Steve Jobs

O anúncio da renúncia de Steve Jobs ao posto de CEO da Apple já gerou centenas de reações de leitores, uma “nossa” representada pelo Halex, tomou conta de portais/sites/blogs do mundo todo e domina os trending topics do Twitter.

Enquanto já noticiamos que as ações da Apple caíam mais de 5% nas negociações pós-fechamento dos pregões, amanhã será o grande dia em que veremos qual será de fato esse impacto inicial no valor dos papéis da Maçã.

Steve Wozniak e Steve Jobs

E nada melhor do que ouvir um pouco os comentários de analistas de Wall Street, para termos uma noção da coisa:

  • Ben Reitzes, Barclays Capital: “Não acreditamos que Steve Jobs seja substituível, mas Tim Cook já provou ser um executivo que aguenta pressão e sabe tocar as entranhas da Apple sob a sombra de Jobs. […] Embora as ações possam sentir uma pressão inicial da notícia, esperamos que esse sentimento ricocheteie até o ano que vem, com uma execução forte e novos ciclos de produtos.”
  • Mark Moskowitz, J.P. Morgan: “Como COO, o Sr. Cook foi bem-sucedido em gerar receitas e crescimentos em lucros sem precedentes para a companhia, controlando falhas nas operações. Esperamos que seu conhecimento da Apple e seus rígidos ciclos de produtos, cadeia de suprimentos e parceiros resultem em pouca mudança em sua estratégia mercadológica. […] Não esperamos que muita coisa mude dentro da organização. No nosso ponto de vista, os grandes sucessos de iPhone, iPad, iPod e MacBook Air refletem o trabalho de muitos, e não de um.”
  • Maynard Um, UBS: “Nós não prevemos problemas nessa transição, visto que Cook já cuidava das operações diárias como CEO interino. A longo prazo, acreditamos que a estratégia da Apple está bem colocada e achamos que Cook e o time de gerência continuarão executando.”
  • Chris Whitmore, Deutsche Bank: “Olhando à frente, nós pensamos que riscos são mais prováveis quando referentes aos planos de produtos da Apple para mais de 3-5 anos, quando e se Jobs deixar a empresa definitivamente.”
  • Katy Huberty, Morgan Stanley: “Foi uma transição bem pontual e com um bom plano de liderança. […] [Ela] elimina a tensão causada pelas incertezas por volta da transição do CEO.”
  • Gene Munster, Piper Jaffray: “Na realidade, o caráter de Steve Jobs, sua visão e sua ética de trabalho, guiarão a Apple para sempre. Assim reiteramos, sem hesitação, nossa classificação de ‘Sobrepeso’ para as ações da Apple seguindo a renúncia de Steve Jobs e ao apontamento de Tim Cook como o próximo CEO da empresa.”

É claro que nem todos os analistas/investidores verão a coisa desta forma, então é normal que a NASDAQ:AAPL sinta o tranco nos próximos dias/semanas. Se a coisa ficar na casa dos -5% mesmo, amanhã, até que o efeito negativo terá sido bem pouco — mas eu aposto que ele poderá ser um tanto maior, afinal muita gente ainda atribui todas as inovações e acertos da Apple a Steve Jobs.

Embora a página de executivos da Apple ainda não tenha sido atualizada, a área de perguntas mais frequentes (FAQ) sobre informações corporativas referentes à Apple já lista a diretoria atualizada da companhia:

Steve Jobs
Chairman of the Board
Apple

William V. Campbell
Chairman
Intuit, Inc.

Tim Cook
CEO
Apple

Millard S. Drexler
Chairman and Chief Executive Officer
J. Crew

Albert Gore, Jr.
Former Vice President of the United States

Andrea Jung
Chairman and Chief Executive Officer
Avon Products, Inc.

Arthur D. Levinson, Ph.D.
Chairman and Chief Executive Officer
Genentech, Inc.

Ronald D. Sugar, Ph.D.
Former Chairman and CEO
Northrop Grumman Corporation

…bem como a nova organização interna dos principais executivos da Maçã:

Tim Cook
CEO

Scott Forstall
Senior Vice President, iPhone Software

Jonathan Ive
Senior Vice President, Industrial Design

Ron Johnson
Senior Vice President, Retail Division

Bob Mansfield
Senior Vice President, Mac Hardware Engineering

Peter Oppenheimer
Senior Vice President, Chief Financial Officer

Phil Schiller
Senior Vice President, Worldwide Product Marketing

Bruce Sewell
Senior Vice President and General Counsel

Jeff Williams
Senior Vice President, Operations

Nada foi mexido nos outros nomes, por ora. Fica a pergunta: quem será o novo executivo-chefe de operações (COO) da Apple, assumindo o lugar de Cook?

[via Forbes, WSJ, AppleInsider]

Atualização por Eduardo Marques

A página de executivos da Apple já foi atualizada, trazendo Tim Cook como CEO da empresa:

Página de executivos — Apple

O quadro de diretores também já traz o nome de Steve Jobs como presidente do conselho:

Página quadro de diretores — Apple

Como podemos ver, nada ainda sobre o novo COO que assumirá o lugar deixado por Cook.

Posts relacionados

Comentários