O melhor pedaço da Maçã.

Criadora do spyware Pegasus está na lista de ameaças dos EUA

Isso dificultará a venda e a importação de suas ferramentas de spyware em território americano
SciTechDaily
Cadeados e códigos

O NSO Group, empresa israelense por trás do Pegasus — um spyware que ataca iPhones e Androids de forma silenciosa — foi oficialmente adicionado à lista de entidades dos Estados Unidos por questões de segurança nacional.

Publicidade

O Escritório de Indústria e Segurança do Departamento de Comércio dos EUA (Commerce Department’s Bureau of Industry and Security, ou BIS) adicionou o grupo junto a outras três empresas à lista que representa ameaças à segurança do país. A indicação proíbe que produtos dessas companhias sejam importados, exportados ou passados de uma organização para outra dentro dos EUA sem uma permissão explícita e dificílima de se conseguir.

Dentre as empresas envolvidas, o NSO e a Candiru foram adicionados com base em evidências de que desenvolveram e forneceram spywares a governos estrangeiros, os quais se utilizaram dessas ferramentas para atingir — de forma maliciosa — funcionários do governo e de embaixadas, jornalistas, empresários, ativistas e acadêmicos.

Além disso, evidências sugerem que essas ferramentas também permitiram a repressão de dissidentes, jornalistas e ativistas por governos estrangeiros, mesmo fora de suas fronteiras soberanas. Na semana passada, inclusive, divulgamos a história de um jornalista do New York Times que teve seu iPhone invadido pelo Pegasus.

Publicidade

De acordo com o anúncio do Departamento de Comércio dos EUA:

A ação de hoje faz parte dos esforços do governo Biden-Harris para colocar os direitos humanos no centro da política externa dos EUA, inclusive trabalhando para conter a proliferação de ferramentas digitais usadas para repressão. Esse esforço visa melhorar a segurança digital dos cidadãos, combatendo as ameaças cibernéticas e reduzindo a vigilância ilegal.

As outras duas empresas, a Positive Technologies e a COSEINC, foram adicionadas à lista por usarem indevidamente ferramentas para obter acesso não autorizado a sistemas de informação — os quais ameaçam a segurança e a privacidade de indivíduos e organizações ao redor do mundo.

As sanções anunciadas hoje tornarão muito mais difícil que essas quatro empresas façam negócios com agentes americanos. O porta-voz do NSO, Oded Hershkovitz, disse em um comunicado que o grupo apelará por sua reversão. Segundo a empresa, suas rigorosas políticas de direitos humanos “são baseadas nos valores americanos que compartilhamos profundamente, e que já resultaram em várias rescisões de contratos com agências governamentais que usaram indevidamente nossos produtos”.

Publicidade

Apesar de pessoas importantes serem o alvo principal de ataques como esse, “meros mortais”, como nós, devemos sempre tomar cuidado com as informações armazenadas em nossa vida digital. Segurança nunca é demais.

via The Record

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Clubhouse ganhará 13 novos idiomas, incluindo português

Próx. Post

Executivos falam sobre as telas maiores do Apple Watch Series 7

Posts Relacionados