O melhor pedaço da Maçã.

Adobe poderá criar sistema operacional para melhorar desempenho de seus aplicativos

John Dvorak, jornalista do Wall Street Journal, especulou recentemente sobre a possibilidade da Adobe desenvolver um sistema operacional próprio para concorrer diretamente com a Microsoft e dar ainda mais “potência” aos aplicativos da linha Creative Suite.

Publicidade

Dvorak lembra que a Adobe ainda não desenvolveu nenhum de seus aplicativos profissionais para o Linux e que um dos grandes motivos pelos quais o sistema do pingüim ainda não conseguiu aumentar sua popularidade entre os desktops pode ser justamente o fato de não possuir nenhum aplicativo profissional gráfico de edição de imagens e vídeos — sim, existe o GIMP, mas ele é apenas semi-profissional.

De acordo com Dvorak, a Adobe poderia portar toda a sua Creative Suite — incluindo aí Photoshop, Illustrator, InDesign e outros — para o Linux e tornar-se menos dependente da Microsoft. E tem mais: ele ainda cogita a possibilidade da Adobe desenvolver sua própria versão de sistema operacional, baseado no Linux.

Publicidade

Com um SO desses, os aplicativos da Creative Suite poderiam rodar com alta-performance em um sistema especialmente otimizado para os aplicativos da Adobe e ainda seriam capazes de aproveitar toda a potência que os novos processadores alcançarão. Esse novo sistema poderia ser distribuído juntamente com a suíte de aplicativos, tornando-a, assim, tudo do que profissionais precisariam para seu trabalho — em um único pacote.

A Adobe nunca enfrentou diretamente a Microsoft quando esta pisou na bola. Sua estratégia, até agora, foi apenas desenvolver bons e rápidos programas e deixar que a Microsoft resolvesse os problemas que afetassem o sistema operacional. Tendo controle da situação, a Adobe estaria livre para focar toda a performance do sistema para suprir a demanda de seus aplicativos. Assim, ela ficara independente não só da Microsoft, mas também da Apple.

Pensando bem, é realmente um boa estratégia para a Adobe. Só resta saber se ela tem coragem de tomar uma iniciativa destas…

[Via: Creativebits.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iTunes Unlimited: plano de assinaturas poderá ser anunciado em setembro

Próx. Post

China bloqueia acesso à iTunes Store por causa de músicas pró-tibetanas

Posts Relacionados