Apple inicia testes do iTunes Match entre desenvolvedores [atualizado 6x]

iTunes Match

Dias depois de liberar a sexta versão beta do iTunes 10.5, a Apple acaba de disponibilizar — via iOS Dev Center — o iTunes 10.5 beta 6.1, trazendo pela primeira vez uma versão de testes do iTunes Match.

Publicidade

iTunes Match

Para quem não se lembra, essa funcionalidade foi anunciada na WWDC 2011 e permitirá que usuários acessem, via iCloud, músicas que tenham adquirido de outras formas — por apenas US$25 anuais (para até 25 mil faixas).

O iTunes Match beta não só está disponível apenas para desenvolvedores, como também é restrito aos Estados Unidos. A Apple alerta que bibliotecas do iCloud serão deletadas ao final desta fase de testes — isto é, o serviço começará zerado quando for lançado para o grande público.

Publicidade

Atualização

O MacStories trouxe screenshots do recurso:

iTunes Match

Publicidade

Trabalhando:

iTunes Match funcionando

Ícone na barra lateral do iTunes 10.5:

Publicidade

iTunes Match na barra lateral

Em agradecimento aos que contribuírem nesta fase beta, a Apple dará 3 meses extras em cima dos 12 pagos pelo iTunes Match.

Atualização II

Ótimo vídeo demonstrativo do IGM:

Muito bom o sistema suportar streaming das faixas — imagino que isso funcione também via iGadgets, o que é ainda mais bacana.

Atualização III por Eduardo Marques

Veja outro vídeo demonstrativo do iTunes Match, agora rodando no iOS:

Como podemos ver — e como o Rafael imaginou — sim, o streaming funciona via iGadgets, seja com uma conexão 3G ou Wi-Fi.

Atualização IV

Falando ao AllThingsD, um representante da Apple explicou que o recurso não é bem streaming — e sim a possibilidade de você ouvir as músicas enquanto elas são baixadas e, consequentemente, armazenadas localmente no dispositivo.

Na prática, porém, é quase como se fosse a mesma coisa. Resta saber como o sistema se comporta caso o aparelho esteja com sua capacidade lotada. Se ele automaticamente apagar arquivos (músicas pouco ouvidas ou baixadas há muito tempo, por exemplo), a coisa fica bastante interessante.

Atualização V

Vejam este vídeo:

Se o fato de o sistema limpar o cache não for um bug da versão atual, então isso é streaming, sim.

Atualização VI

O leitor Lucas Macedo nos avisa que a Apple fechou os cadastros de testes para o iTunes Match:

iTunes Match fechado

Não sei se isso estava planejado ou não, mas claramente o retorno foi bem grande e a Maçã preferiu limitar o uso do serviço por ora, enquanto ele é desenvolvido.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…