O melhor pedaço da Maçã.

Confira como foi o lançamento da Apple Store, Carré Sénart — a oitava loja da Maçã na França [atualizado]

Apple Store Carré Sénart

Dando sequência ao plano de dominação expansão mundial, a Apple inaugurou neste final de semana a sua oitava loja na França. Diferentemente do que alguns sites internacionais divulgaram, a Apple Store, Carré Sénart não está localizada em Paris, e sim no Centre Carré Sénart, que fica a cerca de 40 quilômetros de distância do centro da capital francesa — a mais ou menos uma hora de trem.

Publicidade

Apple Store Carré Sénart

Falando especificamente da França, confesso que fiquei intrigado, querendo saber o porquê de a Apple abrir uma loja num shopping tão distante de Paris. Sim, ok, a cidade já possui duas lojas oficiais da Maçã, e é claro que a empresa deve abrir lojas em outras localidades do país para tentar cobrir o maior número possível de cidades/regiões.

Contudo, as duas Apple Retail Stores de Paris são bem próximas (uma no Louvre e a outra na Opéra, apenas 1,5km de distância entre elas). Além disso, Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo, com diversos pontos turísticos. Existem muitos, muitos locais interessantes onde a empresa poderia abrir uma terceira loja — me pergunto até hoje como a Maçã ainda não possui uma na Champs-Élyssées, uma das avenidas mais famosas da cidade, com turista saindo pra tudo que é lado!

Mapa Apple Store Carré Sénart
Nova Apple Store Carré Sénart: nem tão perto assim de Paris…

Bem, infelizmente não trabalho na Apple e não sei quais são os planos da empresa com a abertura dessa loja no meio do nada. Como também não conheço a região, não sei se o shopping é localizado em um lugar superestratégico.

Publicidade

Cheguei cerca de uma hora antes da abertura. Como sempre, funcionários e seguranças que trabalhavam no local estavam com um ótimo humor. Enquanto a loja não abria suas portas, cafezinhos (desta vez da Paul, e não da Starbucks) foram servidos. Uns dez minutos antes da abertura, o staff se reuniu no fundo da loja para as últimas instruções e para um “minicelebração” interna. Depois, saíram da loja e foram saudar os clientes que estavam do lado de fora aguardando.

Apple Store Carré Sénart

Logo depois, o ritual de inauguração se instalou: contagem regressiva, portas abertas e um corredor formado pelo staff aplaudia os primeiros clientes, que receberam a tradicional camisa como brinde [continue lendo, hehe!], além de um panfleto com informações da nova loja.

Publicidade

Diferentemente da Apple Store, Opéra, a Carré Sénart é uma loja de shopping e não possui muitos diferenciais. Ela segue exatamente à risca o visual de outras lojas da empresa localizadas em shoppings — formato retangular, mesas dispostas nas laterais com o Genius Bar ao fundo. Se você já visitou algum shopping com uma loja da Apple, sabe do que estou falando. Mas nem por isso ela deixa de ser linda, ainda mais em uma inauguração.

O que mais me chamou a atenção foi a quantidade de gente que foi lá para participar da inauguração, mas que, ao mesmo tempo, não saiu de mãos abanando. Parece que o clima de festa fez com que o pessoal colocasse a mão no bolso, pois vi muita gente comprando. E não falo apenas de acessórios ou coisas mais baratas menos caras, e sim de MacBooks Pro, MacBooks Air, etc.

Apple Store Carré Sénart

Vendedor mostra a sua paixão pela Apple

Publicidade

Outra coisa que me chamou a atenção nessa inauguração: o staff estava devidamente equipado de iPods touch com uma case especial para a realização de pagamentos. Sim, você provavelmente já ouviu falar sobre isso, até porque já fizemos um artigo sobre ele. O problema é que esse sistema de pagamento suportava somente cartões de crédito sem chip. Aqui na Europa cartões com chip são maioria, o que impossibilitava o uso desse sistema implantado pela Apple.

Até pouco tempo atrás, todas as lojas da Maçã utilizavam aqueles terminais de pagamento que estamos acostumados; não mais. Agora todos os vendedores estão equipados com uma case bem parecida com a utilizada nas Apple Stores norte-americanas (porém mais grossa, com teclado numérico embutido) possibilitando assim o uso de cartões com chip — uma solução muito mais elegante.

A inauguração contou com a presença de diversas crianças, que com toda a certeza serão futuros admiradores da Apple depois de participar de uma festa como essa. Dava pra ver a alegria estampada no rosto delas ao entrar na loja e serem saudadas pelos empregados. Para elas, parecia ser algo como entrar no Maracanã em dia de clássico — pra quem é fã de futebol, claro. 😛

Confira abaixo um vídeo que mostra mais ou menos como tudo aconteceu:

YouTube video

Sábado, 10 horas da manhã, uma loja no meio do nada, dentro de um shopping, todo mundo de muito bom humor (acredite, coisa rara aqui na França), e esse tanto de gente participando de mais uma inauguração da Maçã… independentemente de sermos Macmaníacos ou não: que outra empresa consegue fazer isso?

· · ·

E é claro que você, leitor do MacMagazine, também vai participar dessa inauguração. Como? Concorrendo à camisa oferecida pela Apple! 😉

Quero ganhar essa camiseta!

É isso aí: eu estava lá, mas a camiseta será de um de vocês!

Camisa — Apple Store Carré SénartCamisa — Apple Store Carré Sénart

Para participar deste sorteio, é preciso ter uma conta no Twitter. Quando estiver logado lá, basta clicar no botão abaixo:

Após confirmar sua participação, você automaticamente seguirá o perfil do @MacMagazine e publicará uma mensagem sobre a promoção em sua conta. Feito isso é só aguardar o sorteio da camiseta, que será realizado na segunda-feira que vem, 5 de setembro, às 16 horas.

Eis as regras da promoção:

  • O ganhador da camiseta terá até três dias corridos para se pronunciar, caso contrário um novo sorteio será realizado.
  • Para este sorteio, estamos utilizando o sistema TwitPromo.
  • Se você tiver dois ou mais perfis ativos no Twitter, participe da promoção com apenas um deles. Não é justo que uma pessoa tenha mais chances do que as outras — e quem fizer isso poderá ser desclassificado e banido de futuras promoções do MacMagazine.
  • Quem não tem conta no Twitter, não gosta da (ou tem pouco tempo para a) rede social ou coisa do tipo também pode participar. Basta se registrar lá e seguir as instruções conforme apresentamos aqui.
  • Não dê uma de espertinho, criando novos perfis no Twitter só para ter mais chances de participar da promoção. Você não só será desclassificado se fizer isso, como não poderá participar de futuros sorteios do MacMagazine.

Boa sorte a todos! 😉

Atualização

Sorteio realizado, promoção encerrada! Eis o grande ganhador:

[blackbirdpie id=”110819732122370048″] [blackbirdpie id=”110819890583179265″]

Parabéns! Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Adobe lança utilitário CreatePDF para iOS

Próx. Post

Frente à disputa judicial contra a Apple, Samsung mais uma vez adia lançamento do Galaxy Tab 10.1 na Austrália [atualizado]

Posts Relacionados