O melhor pedaço da Maçã.

Tim Cook pode ter ficado com o cargo de CEO, mas não vai substituir Steve Jobs

Tim Cook, CEO da Apple

Como eu disse uma vez, Steve Jobs não ocupa um cargo na Apple — ele mesmo é o cargo. Diante disso, como substituí-lo? Simples: você não substitui. Tim Cook pode ter ficado com o cargo de CEO, mas isso não significa que ele vai desempenhar todas as funções de seu antecessor.

Publicidade

De acordo com um artigo da PCMag.com, Cook já era há tempos responsável pela forma como a Apple opera de forma metódica e eficiente com suas fornecedoras asiáticas, algo que permitiu pegar o mundo inteiro de surpresa ao anunciar o iPad por US$500 — simplesmente metade do preço aguardado.

Tim Cook, CEO da Apple

“Você não já está sentindo meu Campo de Distorção da Realidade®?”

Publicidade

“Parece haver uma unanimidade de que [Cook] é um gênio operacional, ele é um gerente extremamente eficiente e sabe como cuidar bem de um negócio”, disse Charles Golvin, analista da Forrester Research. “Para ser honesto, o que lhe falta (e a todo o resto do mundo) é a visão de Jobs e foco em produtos. Então eu espero que ele delegue essa responsabilidade a membros de sua equipe de liderança.”

Isso não é nenhuma surpresa: vai ser preciso procurar dentro ou fora da Apple diversas pessoas para substituir Jobs completamente. Julgo impossível encontrar alguém com o senso estético, a paixão pela simplicidade, a capacidade de dizer não e a aura carismática de El Joboso, mas tenho certeza de que quatro pessoas diferentes, cada uma com uma dessas especialidades, poderiam ser, cedo ou tarde, descobertas.

A quinta pessoa, aquela que vai manter o navio em curso e bem longe de icebergues, essa já está no leme há muito tempo — e que continue assim.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dicas de games para iOS: corra, corra!

Próx. Post

Hacker @comex responde dúvidas e curiosidades da comunidade antes de começar a estagiar na Apple

Posts Relacionados