Appsfire anuncia OpenUDID, mais uma iniciativa para suprir a falta de acesso a UDIDs de iGadgets

Fim da UDID

Uma semana depois de a Apple anunciar o fim do acesso a UDIDs (Unique Device Identifiers), a OpenFeint logo anunciou uma alternativa, o OFUID. Agora é a vez da Appsfire de oferecer mais uma opção para desenvolvedores, o OpenUDID.

Fim da UDID

O grande diferencial desta iniciativa é que ela usa código aberto (está disponível no GitHub, inclusive) para oferecer uma forma universal de toda a comunidade de desenvolvimento se beneficiar, sem que seja necessário fazer algum tipo de parceria ou limitar-se a um dado gênero de aplicativo. No caso da OFUID, por exemplo, apenas games se beneficiariam.

Os objetivos do OpenUDID são quatro: 1. oferecer um sistema confiável que substitua o UDID; 2. permitir que o OpenUDID seja acessado por todo e qualquer app; 3. prover código aberto para gerar e acessar tais códigos identificadores (primeiramente no iOS, mas depois também no Android), e 4. incorporar, desde já, uma forma para os usuários poderem optar por não serem rastreados (algo que se alinharia com a intenção original presumida da Apple).

Estou muito contente de ver que finalmente uma decisão da Apple foi recebida com trabalho e não com #mimimi dos desenvolvedores. Foi esse tipo de atitude que fez as app stores chegarem aonde chegaram: criatividade e inovação sempre vencem, no final. Gostei de ver.

[via TechCrunch]

Posts relacionados

Comentários