O melhor pedaço da Maçã.

New York Times e Wall Street Journal afirmam que Apple está trabalhando em um “iWatch” com vidro curvo; ex-empregado disserta sobre seu potencial

Conceito - iWatch2

Por muito tempo, rumores circundavam o nome da Apple sobre a possibilidade de ela vir a lançar um telefone celular. Depois, apostavam num tablet. E veio o iPhone. E depois o iPad.

Publicidade

Agora, apenas três anos após a chegada do iPad, muitos já vomitam por aí que a Apple “precisa” lançar uma nova revolução o quanto antes, mesmo com a empresa não dando conta de atender à demanda por novos produtos e superando seus recordes financeiros ano após ano. Nesse escopo, fala-se muito sobre uma possível “iTV” e, mais recentemente, esquentaram os rumores sobre um “iWatch”.

Conceito - iWatch2

Antigo conceito de “iWatch”.

Publicidade

Hoje, a coisa pegou fogo: dois dos veículos mais tradicionais dos Estados Unidos, o The New York Times e o The Wall Street Journal, afirmaram que a Apple estaria de fato trabalhando num relógio inteligente com vidro curvo, tendo inclusive já discutido o projeto com a Hon Hai Precision Industry (controladora da Foxconn). A informação corrobora o que um site chinês disse recentemente, porém ele havia citado que o projeto seria uma colaboração da Apple com a Intel.

Eles inclusive citam uma potencial fornecedora desse tal vidro curvo: a própria Corning, famosa pelos vidros Gorilla Glass utilizados em iGadgets. A fabricante americana criou recentemente um vidro flexível chamado Willow Glass, o qual estaria cotado como forte candidato para esse suposto “iWatch”.

Como sempre, rumores como esse — que por enquanto são apenas rumores, ou seja, podem nunca vir a se tornarem realidade — envolvendo o nome da Apple sempre sacodem bastante o mercado, então empresas que trabalham hoje em smartwatches, incluindo o famoso Pebble, devem estar de cabelo em pé com essa possibilidade.

Conceito de iWatchCoincidentemente, há poucos dias um ex-empregado da Apple (não só “ex”, mas o emprego de número 66 na história da companhia) dissertou em seu blog pessoal acerca do potencial de um iWatch.

Bruce Tognazzini, especialista em design humano e de interação computacional, cobriu as falhas e os defeitos dos smartwatches que já chegaram ao mercado e qual poderia ser o grande diferencial de um relógio inteligente nascido nos laboratórios de Cupertino. Duas de suas visões dizem respeito ao uso desse dispositivo com senha de acesso para praticamente tudo e como meio de pagamento digital (à la NFC). Considerando que usuários estariam a todo tempo usando seus “iWatches”, Tognazzini também especula sobre os benefícios dele para recursos de localização e para o próprio aperfeiçoamento dos mapas da Apple.

Publicidade

Falando por mim, há anos deixei de usar relógios de pulso pois me vi livre da necessidade de carregar um objeto extra comigo basicamente para saber as horas — descartando, é claro, o item estético da coisa. Um smartwatch estaria para um relógio convencional, portanto, tanto quanto um smartphone está para aqueles celulares antigos que tinham como função central realizar ligações.

Publicidade

Os recursos mais óbvios que a Apple poderia implementar num “iWatch” já estão por aí: integração com iGadgets via Bluetooth para mostrar notificações de chamadas, mensagens e afins, controle multimídia, pedômetro embutido, entre outros. Mas, com tudo que vem da Maçã, não podemos esperar que ela chegue simplesmente com algo mais do mesmo.

No mínimo, a interface desse produto seria provavelmente diferente de tudo o que já vimos. Além disso, creio — e espero — que boa parte de suas funções poderão ser controladas pela Siri, por isso fica a torcida para que ela evolua e se expanda para mais países/idiomas rapidamente.

Uma coisa é certa: um “iWatch” seria um belíssimo complemento para a linha atual de produtos da Apple — e que venha algo muito bacana por aí! 😉 Enquanto isso, fique com alguns conceitos variados que já publicamos aqui no site: 1, 2, 3, 4, 5.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Artigo de leitor: uma análise jurídica sobre jailbreak

Próx. Post

Apple e outras terão que fazer na Austrália o que deveriam fazer no Brasil: justificar os seus preços

Posts Relacionados