O melhor pedaço da Maçã.

Dicas do dia: como resolver um problema de sincronização de fotos entre Mac e iGadget e como reindexar o Spotlight

Ícone do iPhoto

Ícone do iPhotoSe você leu o artigo ensinando como fazer o downgrade do OS X Lion para o Mac OS X Snow Leopard, provavelmente sabe que enfrentei um problema para sincronizar a biblioteca do iPhoto com o iPhone, mas que não sabia se isso era um problema do Lion. Pois hoje, depois de algum tempo ignorando o problema, resolvi investigar mais a fundo e achei a causa — e não, ele não possui ligação alguma com o Lion.

Publicidade

Pesquisando na internet, infelizmente não consegui achar nada a respeito, por isso não sei dizer se esse é um problema comum, enfrentado por muitos, ou se é uma coisa específica, enfrentada somente por mim (será que sou tão sortudo assim?). Mas como aqui é um espaço aberto onde podemos tratar sobre qualquer tipo de assunto relacionado a Mac, iOS entre outras coisas, acho que vale a pena compartilhar como a dificuldade foi resolvida.

Ao tentar sincronizar minha biblioteca do iPhoto com o iPhone através do iTunes, o “hub” da Apple, acontecia o seguinte erro:

Erro de sincronização entre iPhoto e iPhone

Depois de realizar diversos testes, descobri que basta apagar a pasta /iPod Photo Cache/, que fica dentro da iPhoto Library, e o problema é resolvido. Para isso, abra o Finder e selecione a pasta Imagens (~/Pictures/). Clique com o botão direto em cima da pasta iPhoto Library e escolha a opção “Show Package Contents”:

Show Package Contents — iPhoto Library

Depois, basta procurar a pasta /iPod Photo Cache/ e apagá-la:

iPod Photo Cache — iPhoto Library

Ao fazer isso, toda as fotos selecionadas para sincronização serão reanalisadas pelo iTunes, resolvendo assim o problema.

Publicidade

· · ·

Ícone do SpotlightSe você, por exemplo, costuma transferir muitos arquivos entre seu Mac e um HDD externo, é capaz de deixar o Spotlight um pouco confuso com a quantidade de informação. E isso pode fazer com que o recurso não ache alguns arquivos ao fazer uma busca, simplesmente por eles não terem sido indexados até o momento.

Alguns apps específicos para manutenção do sistema — como MainMenu, Cocktail e OnyX — possuem a opção de reindexar o Spotlight, fazendo com que o recurso reconheça novamente todos os arquivos que estão na sua máquina. Mas existe um jeito de fazer isso nativamente. Basta abrir as Preferências do Sistema (System Preferences) » Spotlight e selecionar a aba Privacidade (Privacy).

Privacidade — Spotlight

Depois, basta arrastar o ícone do Macintosh HD para dentro do espaço em branco ou clicar no botão (+) e selecioná-lo através do Finder — se o drive principal do seu Mac não estiver visível, configure essa opção nas preferências do Finder (basta selecionar a opção Hard disks, a primeira na imagem abaixo:

Janela de preferências do Finder

Feito isso, retire o Macintosh HD da privacidade do Spotlight. Para tanto, basta selecioná-la e clicar no botão (-). Simples, né? Você acabou de enganar o sistema, fazendo com que ele, por alguns segundos, não indexasse o conteúdo do seu Mac. Ao apagar a pasta da privacidade do Spotlight, o recurso é obrigado a reindexar todo o conteúdo novamente. E isso fará com que todos os arquivos que estão no seu Mac reapareçam na busca.

Esse processo pode deixar o seu Mac lento por um certo tempo, mas pelo menos resolve as dificuldades.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Momento Humor: paraquedista reserva hotel usando iPhone em plena queda livre

Próx. Post

Desenvolvedor fala sobre as medidas que a Apple tomou para manter o iPad em segredo

Posts Relacionados