O melhor pedaço da Maçã.

Tela vertical, horizontal, 16:9, 4:3… Afinal de contas, o que as pessoas querem?

iPad 2

Eu lembro como se fosse hoje: o iPad foi apresentado ao mundo e as primeiras reações foram “Tela 4:3, #epicFAIL“. Também lembro da minha opinião a respeito disso, a qual vou tomar a liberdade de citar aqui (com erro de gênero e tudo, pois na época eu ainda não sabia se o iPad era macho ou fêmea):

Publicidade

iPad 2

Olhe para um teclado: ele é wide. Se a iPad fosse wide, ia ser impossível digitar nela e ver o que você está escrevendo — ou então o teclado ia ficar numa posição muito estranha, com sobras pros lados. Para ver filmes, a iPad é um arremedo, um gadget que você usa porque é o jeito: ela não vai nunca substituir sua TV ou seu computador principal. Portanto, as barras pretas são o de menos. E quanto ao bezel, bem, você tem que segurar um gadget desses com firmeza, ou ele vai acabar no chão.

Um ano e meio depois, o que temos? Ninguém dá a mínima pra tela 4:3, e as tablets widescreen 16:9 ou 16:10 não fazem tanto sucesso quanto as fabricantes gostariam. Por quê? Porque só um completo idiota pensaria que uma tablet serve apenas para ver filmes! Sério, pessoal, textos são verticais, boa parte da internet é vertical, muitas coisas que fazemos com computadores ficam melhores de ver na vertical!

Uma tela 16:9 só presta para ver filmes, ela é achatada demais para trabalhar a sério por muito tempo (e não, eu nunca compraria um MacBook Air de 11 polegadas exclusivamente por causa disso e da divina proporção). Eventualmente, alguma toupeira vai lançar um notebook 21:9 e outras toupeiras vão dizer que os Macs são #FAIL porque ainda não têm a mesma proporção. Tomara só que a Apple não vá na onda delas…

Publicidade

A esta altura, deve ter gente querendo me descascar nos comentários, então vou tirar a minha opinião de cena e comentar os resultados de uma pequena pesquisa feita por Ben Brooks sobre hábitos de usuários de iPads. Uma das perguntas foi quanto à proporção da tela: será que as pessoas sentem falta de widescreen?

Insatisfação com a tela 4:3 do iPad - Ben Brooks

HA! Eu te disse!

Publicidade

Honestamente, há muito mais o que fazer na vida além de ver filmes num iPad… aliás, essa deve ser a pior coisa pra se fazer em qualquer tablet. Vamos falar honestamente: qualquer monitor ou TV com mais de 24 polegadas faz um serviço muito melhor. Por outro lado, para desenhar, ler ou usar boa parte da infinidade de apps existentes, o iPad funciona muito bem com seu visual “folha de papel numa prancheta”. E o melhor de tudo é que ele dá uma opção que notebook nenhum oferece: a tela na vertical.

Orientação mais usada no iPad - Ben Brooks

Orientação preferida no iPad - Ben Brooks

Como dá pra ver pelos gráficos acima, as pessoas não apenas usam muito o iPad na vertical, como também gostam disso. Eu tenho um MacBook e morro um pouco por dentro sempre que preciso escrever um relatório, um post como este ou ler algum texto longo: meu sonho dourado era poder virar a tela de lado e ter uma página inteira, imensa, preenchendo o display com as letras em um tamanho confortável, legível.

Publicidade

Diga o que disser da falta de porta USB/HDMI no iPad, da restrição à App Store, da ausência de Flash, você nunca vai poder negar que ele oferece uma coisa que nenhum laptop, Mac ou PC, oferece: poder virar a tela quando lhe der na tela telha. Quer ver um filme? Horizontal! Quer ler um livro? Vertical! Ou horizontal, você é quem sabe. 😉

One more thing…

Ponderando alternativas ao iPad - Ben Brooks

#RiLitros

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na App $tore: PixelateTool, Super Fast Todo, Donut Games, PopCap, Geo Walk HD, Dual Browser e mais!

Próx. Post

Chega à App Store finalmente o Meu HSBC Celular para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados