Depois de uma “retração sazonal” em julho, a IDC voltou a afirmar hoje que o mercado de tablets cresceu acima do esperado — 88,9% sequencialmente, 303,8% ano após ano. Foram 13,6 milhões de unidades comercializadas no segundo trimestre de 2011, o que elevou as expectativas dela para o ano de 53,5 milhões para 62,5 milhões de tablets.
O maior impulso desse sucesso, é claro, veio do iPad 2. A Apple comercializou 9,3 milhões de unidades no período — aumentando sua fatia global de 65,7% para 68,3%. Com o BlackBerry PlayBook, a Research In Motion (RIM) garantiu um market share de 4,9%, enquanto tablets com Android despencaram de 34% para 26,8%. A IDC espera que elas caiam de novo no terceiro trimestre, para 23%, mas a partir do quarto deverão voltar a ganhar terreno, chegando a 25,9%.
Como já se sabe, a Hewlett-Packard (HP) descontinuou a tablet TouchPad mas resolveu vender o seu estoque remanescente por apenas US$100 nos Estados Unidos — ação que gerou um ótimo resultado para ela (não financeiramente, óbvio). Com isso, a IDC prevê que ela abocanhe uma fatia de 4,7% no Q3 2011 (o equivalente a 1 milhão de unidades), mas sem novos planos concretos para o sistema operacional webOS esse número deverá tender a zero até o início de 2012.