Mais uma pesquisa de satisfação do American Customer Satisfaction Index (ACSI), mais uma vez a Apple aparece no topo — nenhuma novidade [1, 2, 3]. O estudo procurou verificar o quão felizes estão os consumidores com seus computadores, aparelhos domésticos e eletrônicos, e obteve basicamente os mesmos resultados de 2010, com a Apple pontuando 87/100 entre computadores, enquanto a média da indústria ficou em 78/100.
“Nos oito anos em que a Apple liderou a indústria em satisfação dos consumidores, o preço de suas ações aumentou em 2.300%”, disse Claes Fornell, fundador do ACSI. “A combinação vencedora da Apple de inovação e diversificação de produtos — incluindo a derivação de tecnologias em direções completamente novas — tem mantido a companhia consistentemente na dianteira.”
Pelo gráfico acima dá até para notar uma tendência: há quase dez anos, o mercado de computadores se dividiu entra a Apple e o resto. Não é à toa que tanta coisa tem mudado radicalmente, nestes tempos; esse tipo de situação ficaria insustentável cedo ou tarde.
Tá na hora de Microsoft & Cia. fazerem o mercado de computadores pessoais voltar a ser competitivo de verdade — ganhar market share só no preço, enquanto a Apple fica com todos os louros (e também com os lucros) não é ganhar.
[via GigaOM]