O melhor pedaço da Maçã.

App Store também será investigada por órgão antitruste britânico

Ícone 3D da App Store

Não bastasse a pilha de investigações contra a App Store, hoje a plataforma da Apple também virou alvo de uma nova apuração da Autoridade de Concorrência e Mercado (Competition and Markets Authority, ou CMA) do Reino Unido, a qual analisará a distribuição de apps e as condições que regem a loja.

Publicidade

Em setembro do ano passado, o órgão lançou uma investigação inicial acerca das reclamações de práticas anticompetitivas dos desenvolvedores sobre a App Store. Agora, a autoridade afirma ter “fundamentos razoáveis” para acreditar que a Apple infringiu a Lei da Concorrência inglesa, de 1998.

Mais precisamente, a CMA diz que sua investigação determinará se a Apple “tem ou não uma posição dominante sobre a distribuição de aplicativos em seus dispositivos no Reino Unido” e se ela impõe termos injustos ou anticompetitivos aos desenvolvedores que usam a App Store — incluindo a cobrança da famigerada “taxa Apple” sobre compras/assinaturas em apps.

Ao TechCrunch, um porta-voz da Apple enviou a seguinte declaração em resposta à ação da CMA, com tradução livre nossa:

Publicidade

Criamos a ‌App Store‌ para ser um lugar seguro e confiável para os clientes baixarem os aplicativos que amam e uma grande oportunidade de negócios para desenvolvedores em todos os lugares. Só no Reino Unido, a economia de aplicativos para iOS suporta centenas de milhares de empregos e qualquer desenvolvedor com uma grande ideia é capaz de alcançar clientes da Apple em todo o mundo.

Acreditamos em mercados prósperos e competitivos, onde qualquer grande ideia pode florescer. A ‌App Store‌ tem sido um motor de sucesso para desenvolvedores de aplicativos, em parte por causa dos padrões rigorosos que temos em vigor — aplicados de forma justa e igual a todos os desenvolvedores — para proteger os clientes de malware e evitar a coleta de dados desenfreada sem o seu consentimento. Esperamos trabalhar com a Autoridade de Concorrência e Mercado do Reino Unido para explicar como nossas diretrizes de privacidade, segurança e conteúdo tornaram a ‌App Store‌ um mercado confiável para consumidores e desenvolvedores.

Vale notar que, no fim do ano passado, a CMA criou uma nova agência para regulamentar as atividades grandes empresas de tecnologia no Reino Unido, incluindo a Apple, o Google e o Facebook — a qual passará a funcionar em abril próximo.

O cerco está só fechando…

via BBC

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple poderá contestar funcionários sobre revistas obrigatórias

Próx. Post

Apple Pay em Portugal chega ao Banco Montepio

Posts Relacionados