O melhor pedaço da Maçã.

Relatório da Apple compartilha iniciativas da empresa na criação de embalagens mais ecológicas para seus produtos

De tempos em tempos, a Apple gosta de lembrar ao mundo o quanto é uma empresa — ao menos na sua face pública — preocupada com o meio ambiente e sempre disposta a desenvolver iniciativas para tornar seus produtos e operações mais ecológicos. Dessa vez, a Maçã resolveu tornar suas atenções a um aspecto que, muitas vezes, no nosso afã de pegarmos nas mãos os novos produtos, nos esquecemos: as embalagens.

Publicidade

Caixa do iPhone SE

Em um relatório [PDF] compartilhado hoje, denominado Apple’s Paper and Packaging Strategy (Estratégia de Embalagens e Papel da Apple), a empresa fala um pouco sobre as evoluções que tem posto na sua criação dos invólucros para os seus produtos, compartilhando dados sobre a diminuição do emprego de materiais não-biodegradáveis.

Em um dos primeiros tópicos do documento, a Apple aborda as suas três prioridades para guiar seus esforços na área de embalagens:

Publicidade
  1. Reduzir o impacto na mudança climática usando fontes de energia renovável e priorizando a eficiência energética nos produtos e instalações;
  2. Conservar recursos preciosos empregando materiais com eficiência, usando mais materiais recicláveis e/ou renováveis nos produtos e reavendo estes materiais no final do ciclo de vida dos produtos;
  3. Identificar, desenvolver e utilizar materiais mais seguros nos produtos e processos.

Em um ponto interessante, a empresa fala especificamente da evolução das embalagens do iPhone, o produto mais vendido da Apple e, portanto, aquele que mais produz lixo com embalagens. Enquanto a caixa do iPhone 6s utilizava duas bandejas de plástico empilhadas (uma para posicionar o próprio aparelho e outra para os acessórios), o invólucro do iPhone 7 teve uma mudança de design que permitiu que todos os componentes fossem posicionados com apenas uma peça, diminuindo o uso de material. Além disso, o próprio material utilizado mudou, passando do plástico para uma fibra biodegradável.

Considerando essa mudança, a da peça que envolve os EarPods (que deixou de ser de plástico e passou a ser de papel-cartão) e da fibra que envolve as caixas, a Apple conseguiu evoluir bastante o seu emprego de materiais em apenas uma geração do iPhone, como mostra o gráfico abaixo:

Evolução do emprego de materiais nas embalagens do iPhone 6s e 7

Em seguida, o documento ainda detalha os esforços da Apple em manter florestas sustentáveis para exploração de materiais em dois países: nos Estados Unidos, por exemplo, essa iniciativa está ligada ao The Conservation Fund, como já detalhamos neste post. Já na China, a Maçã fechou uma parceria com a WWF (World Wildlife Fund, uma das maiores ONGs ambientais do mundo) para desenvolver técnicas locais de sustentabilidade.

Publicidade

Tudo muito bonito, mas ainda há espaço para melhora — e a própria Apple reconhece isso, afirmando que continua buscando soluções para tornar as suas embalagens ainda mais eficientes e menos prejudiciais ao meio ambiente. Contanto que a empresa não nos entregue iPhones em sacos de padaria, eu dou meu total e completo apoio a isso; o planeta e as futuras gerações, claro, agradecem.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Criada por Steven Spielberg, série “Histórias Maravilhosas” pode ganhar um reboot pelas mãos da Apple

Próx. Post

Atualmente, quase dois terços dos americanos possuem pelo menos um produto da Apple

Posts Relacionados