O melhor pedaço da Maçã.

Escritório de Marcas e Patentes dos EUA nega à Apple o registro de “Multi-Touch” como ®

Lembra dele?
iPhone multi-touch

Não se pode ganhar todas, mas ninguém pode dizer que ela não tentou: apesar de ter entrado com um pedido de registro de marca para a expressão Multi-Touch™ (momento cultural: o TM, por sinal, significa exatamente isso, “marca não-registrada”, diferente de ®; há um certo grau de proteção para marcas não-registradas), o Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) negou o provimento de registro em duas instâncias, tanto na monocrática quanto no segundo grau, ao pleno.

Publicidade

iPhone multi-touch

O pedido de registro foi feito no mesmo dia em que o iPhone foi apresentado ao mundo, em 2007.

O motivo para a negativa foi o fato de multi-touch ser considerado “altamente descritivo de um recurso dos produtos identificados” — uma explicação similar à do caso “App Store”, a meu ver, e com um bom grau de razão. Neste caso, a marca almejada é tão representativa de um tipo de interação genérica que o USPTO decidiu não conceder esse benefício à Apple.

Publicidade

Pense assim: e se a Microsoft tivesse registrado “Double-Click” ou “Right-Click”, em 1995? Não teria sido legal. Este caso é quase a mesma coisa — de qualquer forma, a vida segue em frente.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Conheça Koko Arena, mais um jogo brasileiro para iOS que acaba de chegar à App Store

Próx. Post

Review: MOBiLE CLOTH é um paninho milagroso na limpeza de touchscreens de iGadgets

Posts Relacionados