Glider, um joguinho clássico do Mac OS, chegará em breve à App Store

Mini-Ícone de Glider

A premissa deste joguinho era simples: controlar um planador de papel e fazê-lo percorrer diversas casas com o auxílio das correntes de ar que saem de aberturas no assoalho, enquanto desvia de todo tipo de obstáculo.

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Bastou isso para fazer de Glider, de John Calhoun, um dos passatempos mais famosos do Mac OS. Agora as novas gerações de Applemaníacos terão acesso a esse game (e quem for das antigas poderá matar saudades) com a chegada de Glider Classic para iOS.

Os gráficos desta nova versão foram refeitos à mão e retocados digitalmente para conferir ao game um aspecto leve e suave — exatamente como o “protagonista”. Os controles são simples, apenas duas setas de esquerda e direita, e são acionados tocando a tela. É possível que em breve Glider Classic venha planando de volta aos computadores da Maçã, dado que levar o game à Mac App Store será relativamente simples. Quem sabe, com um pouco de sorte, o editor de casas (as fases de Glider) volte com tudo e seja possível criar desafios para compartilhar com seus amigos.

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Calhoun mencionou em uma conversa com o Touch Arcade que ama o iOS como uma plataforma para desenvolvedores independentes, especialmente o pessoal da velha guarda que, como ele, se viu exilado quando empresas mais robustas roubaram a cena.

Glider Classic deverá chegar à App Store ainda nesta semana como um aplicativo universal de US$1. Inicialmente, ele vai rodar em iPhones 3GS e iPods touch de terceira geração ou superiores (talvez por ser exclusivo do iOS 4?), mas suporte a gadgets mais antigos será adicionado em futuros updates.

Quem quiser conferir outro trabalho de Calhoun, enquanto isso, pode conhecer Lab Solitaire [US$1; 8,1MB; requer o iOS 3.2.2 ou superior em iPads], uma adaptação fotográfica do clássico Freecell.

[via Daring Fireball]

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