O melhor pedaço da Maçã.

Polícia desmantela quadrilha de chineses que construía iPhones falsos com peças genuínas

Clone de iPhone 5 na China

De acordo com a Reuters, a polícia de Xangai prendeu cinco suspeitos acusados de participar de um complexo esquema de falsificação de iPhones.

Publicidade

Até aqui “tudo bem”, já que isso não é nenhuma surpresa para a Maçã — ela luta contra diversos problemas no país, incluindo falsificação das Apple Retail Stores. O que impressiona, na notícia, é que a gangue comprava peças genuínas do smartphone da Apple em Guangdong — muito provavelmente sobras de peças produzidas pelas fornecedoras da Apple —, e montava os aparelhos em Xangai, onde mais de 200 iPhones falsos foram apreendidos.

Clone de iPhone 5 na China

O custo das falsificações era algo em torno de US$313, considerado bem alto para um produto falso — custo este explicado pelo uso das peças originais. Os iPhones fakes eram vendidos no mercado negro e em lojas online pelo dobro do seu custo (US$626), ou seja, algo muito próximo do preço oficial da Apple.

Publicidade

Ainda de acordo com a polícia, as falsificações possuíam as mesmas funcionalidades do original, porém, com um nível de bateria bem menor. “É muito difícil, para os consumidores, distinguir os verdadeiros dos falsos”, afirmaram alguns policiais que se encontraram com engenheiros da Apple.

A briga da Apple na China é grande, apesar de ser um enorme mercado em potencial — basta ver a atenção que a Maçã está dando para a Ásia, com as últimas aberturas de suas lojas oficiais [1, 2]. Por outro lado, o problema de falsificação é enorme e, segundo um documento vazado pelo WikiLeaks, a empresa teria ficado impressionada com a quantidade de produtos falsificados saindo da China, além de não ter experiência para lidar com autoridades locais.

Briga com Samsung, disputas com patent trolls, protótipos de iPhone perdidos, falsificações na China — e em Nova York, não podemos esquecer!… espero que a Maçã não desvie o seu foco com esse tanto de “problema” para resolver.

Publicidade

Ah, fica aqui a pergunta: será que esses iPhones falsos rodam o iOS ou um Android iOS-like? Convenhamos, a Apple estaria numa fria se o iOS também começasse a ser pirateado por aí.

[via AppleInsider, 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple trabalha para corrigir problemas de LED Cinema Displays conectados a Macs com Thunderbolt

Próx. Post

Belkin anuncia duas cases para iPads 2 compatíveis com Smart Covers

Posts Relacionados