O melhor pedaço da Maçã.

Opera Turbo pretende otimizar performance de navegação com tecnologia server-side

O Opera Labs anunciou ontem o pré-lançamento de um recurso “Turbo”, planejado para estar presente na versão 10 do navegador. Tal como em seus browsers móveis, a Opera explora otimizações server-side e tecnologias de compressão (sim, imagens poderão aparecer com menor qualidade — bleh!) para proporcionar um carregamento de páginas super-rápido.

Publicidade

Opera Turbo

Se você não gosta de experimentar softwares beta (ele está disponível para Mac OS X, Windows e Unix/Linux), há um vídeo que apresenta e demonstra a funcionalidade:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-P0VZdsvkyw[/youtube]

Com uma conexão limitada para 100Kbps, a página inicial do Slashdot é carregada duas vezes, uma com o Turbo e a outra sem. Se levarmos somente este teste em consideração, a performance com o Turbo ligado foi nada mais nada menos que quatro vezes maior.

Uma novidade como esta sempre é muito bem-vinda — ainda mais com tanta gente, principalmente em países como o Brasil, que não têm acesso a banda larga de verdade —, porém me questiono muito sobre esses dados passando pelos servidores da Opera. Como fica a questão de privacidade do usuário? Se já tem tanta gente evitando serviços de cloud computing por causa disso, que dirá entregar todos os dados de navegação nas mãos de uma só empresa, ainda que ela diga que informações criptografadas não passarão por lá. Não sei, não…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Wired.com diz que seção “premium” chegará à App Store com o iPhone OS 3.0

Próx. Post

Mais três nomes fortíssimos no mundo dos games estão chegando para o iPhone: Sonic, Resident Evil e Assassin’s Creed

Posts Relacionados