O melhor pedaço da Maçã.

O botão “Fechar” no iOS deve ser considerado uma abominação aos dedos do usuário?

Botão de Fechar no iOS

Botão de Fechar no iOS“Se você vir uma stylus, é porque fizeram besteira”, assim disse Steve Jobs durante as perguntas e respostas na apresentação do iOS 4. Pois agora John vs. Internet levanta o caso de que, “Se você vir um botão ‘Fechar’, é porque fizeram besteira” — o acusado, aliás, pode ser visto na imagem ao lado.

Publicidade

Os argumentos contra esse botãozinho (aparentemente) inofensivo são vários: ele é pequeno demais para dedos e, somando insulto à injúria, se tornou uma espécie de microninja escondido na Central de Notificações do iOS 5. Para piorar a situação, o Google ainda fez o favor de copiar o mesmo botão no Android.

Isso, porém, nos faz perguntar: sem um botão, #comofas pra fechar alguma coisa? Uma possibilidade explorada pela Microsoft é usar um menu contextual que surge quando você toca e segura um elemento da interface. Melhor ainda foi a solução encontrada pela Palm no webOS, de “jogar fora” o que você não quiser mais, com um gesto de deslizar para cima.

Atuando como advogado do quiabo, eu devo dizer que esse botão não é de todo ruim — ok, a versão microninja dele realmente é um problema, mas a versão normal nem tanto. Creio que o argumento que pode ser levantado para justificar a existência pacífica do botão “Fechar” é que, assim como as alças de redimensionamento de janelas no OS X Lion, a área de toque dele é bem maior que o desenho faz parecer.

Publicidade

Será isso o bastante para poupar a vida do botão “Fechar”? O que você acha: culpado ou inocente? Deixe seu voto nos comentários! 😉

[via Marco.org]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Espiada do dia: conheça o assistente de configuração do iCloud

Próx. Post

Rumor: iPhone 5 será exclusivo da Sprint, que firmou um contrato de US$20 bilhões com a Apple

Posts Relacionados