Além de destacar o aspecto mais personalizável que poderá ter a tela de Início do iOS 18, Mark Gurman usou sua newsletter “Power On” (da Bloomberg) desta semana para falar sobre o Presto, um novo mecanismo da Apple o qual permitirá que as equipes de suporte atualizem iPhones ainda dentro de suas caixas.
De acordo com o jornalista, a novidade deverá ser lançada em todas as lojas de varejo da empresa nos Estados Unidos e permitirá que clientes já obtenham novos aparelhos com a versão mais recente do iOS disponível.
Todo o processo com o Presto funciona completamente sem fio, podendo ser realizado diretamente no local onde ficam os estoques dos iPhones (nos “bastidores” das lojas). O sistema seria semelhante a uma sapateira de metal, podendo usar o MagSafe ou outras tecnologias para ligar o telefone mesmo sem abrir a embalagem.
Provavelmente com o cronograma de lançamentos previsto para iniciar amplamente em abril, o Presto funcionará de forma bastante intuitiva e, aparentemente, prática: após ligar o aparelho, o sistema baixará e instalará a nova atualização de software disponível e, em seguida, desligará o iPhone novamente.
Isso é bom para quem já é usuário de iPhone e está comprando um aparelho novo. Muitas vezes ao fazer isso, hoje, o novo dispositivo vem com uma versão inferior do sistema (quando comparado ao que já está rodando no aparelho da pessoa). Isso faz com que seja necessário, primeiro, atualizar o iPhone novo para depois fazer a transferência dos dados. Com essa novidade, esse problema seria resolvido.
Inteligência artificial generativa no iOS poderá abrigar mais de um sistema
Outro ponto destacado por Gurman na newsletter diz respeito à cogitada integração de serviços de inteligência artificial generativa (IA) de terceiros ao iOS 18. Segundo o Bloomberg e o New York Times, vale recordar, a Maçã estaria em conversas com o Google para adotar o modelo Gemini no sistema operacional dos iPhones.
Para Gurman, no entanto, mais uma parceria estritamente bilateral com a gigante de Mountain View poderia trazer problemas para a empresa. O acordo para tornar o Google o buscador padrão do Safari, por exemplo, virou alvo em um processo antitruste nos EUA, obrigando até mesmo executivos da Maçã a depor.
Com isso, uma alternativa possível seria abrir o iOS para que qualquer desenvolvedor possa construir um sistema de IA generativa em iPhones. Fazendo um acordo com vários serviços, a Apple poderia tratar os chatbots justamente como os provedores de pesquisa no Safari, deixando a escolha nas mãos dos usuários.
Vale recordar que, segundo os rumores, as conversas da Apple não se limitam ao Google (embora sejam as mais proeminentes), abrangendo também empresas como a OpenAI e a Baidu — que poderá licenciar o seu chatbot Ernie para uso em iPhones na China, a fim de entrar em conformidade com regulações do país.
Processo contra a Apple deverá resultar em mudanças no iOS
Na esteira do processo movido pelo Departamento de Justiça (Department of Justice, ou DoJ) dos EUA contra a Apple, Gurman acredita que a empresa deverá realizar algumas mudanças em seus sistemas operacionais no país — independentemente dos resultados dessa grande disputa judicial.
Entre as medidas que a Maçã poderá ser forçada a adotar, por exemplo, está a abertura do NFC 1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade. dos iPhones para aplicativos de terceiros — algo que a empresa já fez nos países da União Europeia e que, segundo Gurman, já estaria em um trabalho de engenharia para adotar também nos EUA.
Além disso, ele acredita que a empresa provavelmente ampliará o suporte a smartwatches, rastreadores inteligentes e lojas de aplicativos de terceiros, modificará questões relacionadas a pagamentos internos em apps e facilitará a transferência de dados de um iPhone para um smartphone com Android.
Notas de rodapé
- 1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.