O melhor pedaço da Maçã.

Apple acaba de anunciar o falecimento de Steve Jobs [atualizado 8x]

Homenagem a Steve Jobs

Minhas mãos tremem enquanto escrevo este post, mas é verdade: Steve Jobs faleceu hoje.

Publicidade

A Apple perdeu um visionário e um gênio criativo, e o mundo perdeu um ser humano sensacional. Aqueles de nós que foram sortudos o suficiente para conhecer e trabalhar com Steve perderam um querido amigo e um mentor inspirador. Steve deixa a nós uma grande empresa que apenas ele poderia ter construído, e seu espírito será para sempre a fundação da Apple.

Quem quiser compartilhar palavras, pensamentos, memórias, condolências, o que for… o email é rememberingsteve@apple.com.

Steve Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955 e, aos 56 anos, deixa sua esposa Laurene Powell Jobs e quatro filhos. Ele foi vítima de um câncer no pâncreas.

Triste, muito triste. RIP, Steve.

Atualização, por Halex Pereira

Tim Cook enviou a seguinte mensagem aos funcionários da Apple, divulgada também no Apple.com e da qual foi retirado o parágrafo que está logo acima:

Publicidade

Equipe,

Tenho uma notícia muito triste para compartilhar com todos vocês. Steve se foi hoje mais cedo.

A Apple perdeu um visionário e um gênio criativo, e o mundo perdeu um ser humano sensacional. Aqueles de nós que foram sortudos o suficiente para conhecer e trabalhar com Steve perderam um querido amigo e um mentor inspirador. Steve deixa a nós uma grande empresa que apenas ele poderia ter construído, e seu espírito será para sempre a fundação da Apple.

Estamos planejando uma celebração da vida extraordinária de Steve para funcionários da Apple que vai ocorrer em breve. Se vocês quiserem compartilhar pensamentos, lembranças e condolências nesse ínterim, vocês podem apenas enviar um email para rememberingsteve@apple.com.

Palavras não podem expressar adequadamente nossa tristeza com a morte de Steve ou nossa gratidão pela oportunidade de trabalhar com ele. Honraremos sua memória nos dedicando a dar continuidade ao trabalho que ele tanto adorava.

Tim

Além disso, o conselho da Maçã divulgou a seguinte mensagem:

Estamos profundamente entristecidos em anunciar que Steve Jobs se foi hoje.

O brilhantismo, a paixão e a energia de Steve foram as fontes de inúmeras inovações que enriqueceram e melhoraram todas as nossas vidas. O mundo é incomensuravelmente melhor por causa de Steve.

Seu maior amor era por sua esposa, Laurene, e por sua família. Nossos corações estão com eles e com todos que foram tocados por suas dádivas extraordinárias.

Atualização II, por Halex Pereira

A família Jobs também divulgou uma declaração oficial:

Publicidade

Steve morreu pacificamente hoje cercado por sua família.

Em sua vida pública, Steve era conhecido como um visionário; em sua vida privada, ele festejava sua família. Somos gratos às muitas pessoas que compartilharam suas orações e votos de melhora durante o último ano da doença de Steve; um site será disponibilizado para aqueles que quiserem prestar tributos e compartilhar memórias.

Somos gratos pelo apoio e a doçura daqueles que compartilham nossos sentimentos por Steve. Conhecemos muitos de vocês que estarão de luto conosco, e pedimos que respeitem nossa privacidade durante este tempo de pesar.

Bill Gates também se pronunciou a respeito do falecimento de Steve:

Publicidade

Estou verdadeiramente entristecido por saber da morte de Steve Jobs. Melinda e eu estendemos nossas sinceras condolências a sua família e amigos, e a todos que Steve tocou através de seu trabalho.

Steve e eu nos encontramos pela primeira vez há 30 anos e fomos colegas, competidores e amigos no curso de mais da metade de nossas vidas.

O mundo raramente vê alguém que tenha tido um impacto profundo como o de Steve, cujo legado será sentido por muitas gerações por vir.

Para aqueles que tiveram a sorte de trabalhar com ele, it’s been an insanely great honor. Sentirei uma imensa saudade dele.

Mark Zuckerberg também deixou uma pequena mensagem:

Steve, obrigado por ter sido um mentor e um amigo. Obrigado por mostrar que o que você constrói pode mudar o mundo. Sentirei sua falta.

Atualização III, por Halex Pereira

Sergey Brin e Larry Page, fundadores do Google, publicaram as seguintes mensagens sobre o falecimento de Jobs, respectivamente:

Desde os primeiros dias do Google, quando quer que Larry e eu buscássemos de inspiração para nossa visão e liderança, não precisávamos olhar além de Cupertino. Steve, sua paixão pela excelência é sentida por qualquer um que tenha alguma vez tocado um produto da Apple (inclusive o MacBook no qual estou escrevendo isto agora). E eu fui testemunha disso em pessoa nas poucas vezes em que nos encontramos.

Em nome de todos nós no Google e, mais amplamente, no mundo da tecnologia, sua falta será muito sentida. Meus pêsames a família, amigos e colegas da Apple.

Estou muito, muito triste por ouvir essa notícia sobre Steve. Ele foi um grande homem com conquistas incríveis e de um brilhantismo fantástico. Ele sempre parecia capaz de dizer com poucas palavras o que você estava realmente pensando antes que você pensasse. Seu foco na experiência do usuário acima de tudo foi sempre uma inspiração para mim. Ele foi muito gentil ao me procurar quando me tornei CEO do Google e cedeu tempo para oferecer seus conselhos mesmo que ele não estivesse nada bem. Meus pensamentos e os do Google estão com sua família e com toda a família Apple.

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, publicou um tweet e uma declaração mais extensa sobre Steve:

Descanse em paz, Steve Jobs. De todos nós na #Obama2012, obrigado pelo trabalho que você tornou possível todos os dias — incluindo o nosso.

Michelle e eu estamos tristes por saber do falecimento de Steve Jobs. Steve estava entre os maiores dos inovadores americanos — bravo o bastante para pensar diferente, ousado o suficiente para crer que podia mudar o mundo e talentoso o bastante para conseguir.

Ao construir uma das companhias mais bem-sucedidas do planeta em sua garagem, ele foi um exemplo da engenhosidade do espírito americano. Ao fazer o computador pessoal e colocar a internet em nossos bolsos, ele tornou a revolução da informação não apenas acessível, como também intuitiva e divertida. E, por voltar seus talentos para as histórias que contava, ele trouxe alegria às vidas de milhões de crianças e adultos. Steve gostava de dizer que ele vivia cada dia como se fosse o último. Por causa disso, ele transformou nossas vidas, redefiniu indústrias inteiras e alcançou um dos mais raros feitos na história da humanidade: ele mudou a forma como cada um de nós vê o mundo.

O mundo perdeu um visionário. E não haveria tributo maior ao sucesso de Steve do que o fato de que boa parte do mundo soube de sua morte em um aparelho que ele inventou. Michelle e eu mandamos nossos pensamentos e orações à esposa de Steve, Laurene, a sua família e a todos que o amavam.

O momento é adequado para lembrar do memorável discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford, o qual você pode ver abaixo, legendado em português:

YouTube video

Atualização IV, por Halex Pereira

Também divulgaram declarações Mike Bloomberg, prefeito de Nova York; Bob Iger, CEO da Disney; Jerry Yang e Carol Bartz, cofundador e ex-CEO do Yahoo!; Arnold Schwarzenegger, ex-governador da Califórnia; Oprah Winfrey, e Michael Dell, CEO e cofundador da Dell.

Atualização V por Halex Pereira

Robert Scoble registrou várias imagens de Infinite Loop agora há pouco e as compartilhou no Google+. Selecionamos duas delas:

Bandeiras a meio mastro em Infinite Loop
Bandeiras a meio mastro em Infinite Loop
Flores em 1 Infinite Loop

Atualização VI

O Google também prestou homenagem a Jobs em sua página inicial:

Steve Jobs no Google.com

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, acaba de publicar sua declaração:

Eu gostaria de expressar as minhas mais profundas condolências pelo falecimento de Steve Jobs, um dos fundadores da nossa indústria e um verdadeiro visionário. Meu coração vai à sua família, a todos na Apple e a todos que foram tocados pelo seu trabalho.

Walt Mossberg, colunista de tecnologia do Wall Street Journal, também já publicou seu texto sobre a morte de Jobs.

Eis a Apple Store, Fifth Avenue, em Nova York, agora há pouco:

Loja de NYC após a morte de Jobs

Atualização VII

Mais homenagens — começando por Paul Allen, cofundador da Microsoft:

Dick Costolo, CEO do Twitter:

Mike Lazaridis e Jim Balsillie, diretores da Research In Motion (RIM):

Steve Jobs foi um grande visionário e um concorrente respeitado. Nós estendemos as nossas mais profundas condolências para sua família e para todos os empregados da Apple.

Rupert Murdoch, presidente e CEO da News Corp.:

Hoje, nós perdemos um dos mais influentes pensadores, criadores e empreendedores de todos os tempos. Steve Jobs foi simplesmente o maior CEO da sua geração. Embora eu esteja profundamente triste pelo seu falecimento, lembro-me do incrível impacto que ele teve na revolução que as pessoas consomem mídia e entretenimento. Meu coração vai à sua família e a qualquer um que teve a oportunidade de trabalhar ao lado dele para trazer suas várias visões à vida.

Eric Schmidt, presidente do Google e ex-conselheiro da Apple:

Hoje é um dia triste para todos nós. Steve definiu uma geração de estilo e tecnologia que dificilmente será equiparada de novo. Steve foi tão carismaticamente brilhante que ele inspirou pessoas a fazer o impossível, e ele será lembrado como o maior inovador da computação na história.

Randall Stephenson, CEO da AT&T:

Estamos tristes pelo falecimento de Steve Jobs. Steve era um inventor icônico, um visionário e um empreendedor, e nós tivemos o privilégio de conhecê-lo como parceiro e amigo. Todos nós da AT&T oferecemos nossos pensamentos e rezas à esposa de Steve, a sua família e à sua família Apple.

John Lasseter e Ed Catmull, CEO e presidente, respectivamente, da Pixar Animation Studios:

Steve Jobs foi um visionário extraordinário, nosso muito querido amigo e a luz-guia da família Pixar. Ele enxergou o potencial do que a Pixar poderia ser antes do resto de nós, e além do que qualquer um imaginara. Steve apostou em nós e acreditava em nosso sonho louco de criar filmes animados por computadores; a única coisa que ele sempre dizia era “make it great”. Ele é o porquê de a Pixar ter se tornado o que é e a sua força, integridade e amor pela vida fez de todos nós melhores pessoas. Ele será para sempre parte do DNA da Pixar. Nossos corações vão à sua esposa Laurene e a seus filhos durante esse momento tão difícil.

E uma imagem que está circulando hoje, de autor desconhecido:

Steve Jobs e logo da Apple

Obrigado por tudo, Steve. Adeus.

Atualização VIII

Capa da revista Bloomberg Businessweek que chegará às bancas (e para assinantes) nesta sexta-feira, 7 de outubro:

Steve Jobs na Bloomberg Businessweek

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Enquete: pesquisa do MacMagazine indica que maior parte dos usuários não consome tantos dados em planos 3G

Próx. Post

Steve Jobs, você mudou as nossas vidas; obrigado, Steve. Adeus, Steve.

Posts Relacionados