O melhor pedaço da Maçã.

Finalmente: app do Facebook para iPad está em vias de ser liberado na App Store [atualizado 2x]

Ícone - Facebook para iOS

Parece que agora é pra valer: depois de aparecer sorrateiramente no binário para iPhones/iPods touch, o aplicativo oficial do Facebook para iPad deverá chegar em algumas horas, segundo conta Jason Kincaid, do TechCrunch — considere isso uma ratificação da promessa da semana passada, feita por MG Siegler.

Publicidade

Facebook no iPad

Depois de meses na geladeira, o app finalmente verá a luz do dia e vai trazer para a tablet da Apple a experiência nativa da maior rede social do mundo, com direito a uma coluna de navegação, chat integrado, check-ins e mais. E não é só isso: a versão para iGadgets menores vai receber um tapa no visual para ficar à altura da tablet.

Facebook no iPad

Só que isso é apenas o começo: o Facebook vai trazer agora um novo sistema de descoberta de apps. Hoje, não é possível ver atualizações de seus amigos usando apps ou jogos na versão móvel do Facebook, certo? Pois bem, em breve não só essas atualizações vão aparecer (o que pode ser bom ou ruim, dependendo do ponto de vista) como você vai poder, com um toque, saltar para o respectivo app, se ele estiver instalado no seu gadget, ou ir direto para a App Store, onde você poderá baixá-lo. Se ele estiver disponível em HTML5, nenhum problema: você é redirecionado da mesma forma.

Publicidade

Isso será possível em qualquer plataforma que você usar para acessar o Facebook, e para desenvolvedores vai significar uma nova forma de ganhar visibilidade na rede social de Mark Zuckerberg. Agora falta só isso tudo ir ao ar.

Atualização

Ok, então o app para iPad agora é oficial. E o Project Spartan? Segundo Bret Taylor, CTO do Facebook, o incentivo à produção de apps em HTML5 como uma forma de estimular a interoperabilidade entre plataformas, mas que em nenhum momento os desenvolvedores teriam sido desencorajados a continuar com seus projetos nativos.

Publicidade

Quanto à atualização do app oficial com a versão para iPad e o novo visual, essa pode demorar um pouquinho ainda: ela acabou de ser liberada e vai aparecer aos poucos nas diversas App Stores do mundo todo.

Atualização II

E… está no ar! O Facebook 4.0 pesa 10,5MB e não custa nada na App Store [universal; requer o iOS 3.0 ou superior]. Quanto tempo até esse app estar em todos os iPads do mundo? 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Steve Jobs faleceu de parada respiratória, vítima de um tumor no pâncreas

Próx. Post

Analistas reagem às vendas iniciais do iPhone 4S

Posts Relacionados